Oktoberfest

Terceiro desfile promete levar multidão para a Rua Marechal Floriano neste domingo

O último desfile temático da 39ª Oktoberfest promete, mais uma vez, levar uma multidão para a Rua Marechal Floriano. Assim como nas apresentações anteriores, a partir das 10h30 os carros alegóricos e figurantes vão levar o colorido para as ruas. Somados, os dois primeiros desfiles já reuniram cerca de 75 mil espectadores.

LEIA TAMBÉM: Palco Gazeta terá mais um fim de semana de diversão

Na chamada passarela da alegria, cerca de 4,9 mil participantes levarão toda a energia da festa, acompanhados por 12 carros alegóricos que retratam a história dos 200 anos de imigração alemã no Brasil. O tema Esperança, Fé, Plantar e Colher promete emocionar o público, trazendo símbolos de resiliência e identidade cultural.

Publicidade

O desfile começa no cruzamento com a Rua Ramiro Barcelos e segue em direção ao Parque da Oktoberfest, com uma duração prevista de cerca de duas horas e meia. Entre os destaques estão o carro da Família Fritz e Frida, que já se tornou um clássico, e o das soberanas.

Neste ano, a novidade são as alegorias Caravela dos Imigrantes e Esperança e Resiliência, que trazem o cavalo Caramelo, símbolo de bravura durante as enchentes de maio no Rio Grande do Sul.

LEIA TAMBÉM: Festa da Alegria chega ao fim com grande expectativa

Publicidade

As quatro primeiras alegorias homenageiam o bicentenário da imigração alemã, enquanto as demais celebram a 39ª Oktoberfest. O desfile contará com cerca de 40 alas, cada uma carregando um pedacinho da história e da cultura que marcam a festa.

Ordem dos carros alegóricos

A Chegada: Caravela Argus dos Imigrantes, Esperança e Fé
O Colono e o Plantio: Imigrantes Colonizadores
O Convívio: Tradições Musicais e Danças Culturais
O Bicentenário
Carro Extra: Bierwagen Junior – 25 de Julho
Oktoberfest: Fritz, Frida, Max e Mille
As Soberanas
175 Anos de Santa Cruz do Sul
Lembranças: O Trem – Economia e Progresso
Esperança e Resiliência
Cucas e a Colheita
Bierwagen: Primeira Oktoberfest do Mundo (1810 – Munique)

LEIA MAIS DE OKTOBERFEST

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.