Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação ambiental

Terceira etapa do Projeto Repensar aborda os benefícios da energia solar

Foto: Albus Produtora

Alunos puderam conhecer como funciona a tecnologia da energia solar

A tarde dessa terça-feira, 11, foi marcada pela terceira etapa do Projeto Repensar Meio Ambiente. A instituição que recebeu a atividade foi a Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz. Alunos do 6º ano participaram da iniciativa da Gazeta Grupo de Comunicações, que contou com palestra da supervisora comercial da Solled Energia, Camila Alves. Ela explicou como o sistema fotovoltaico funciona, os benefícios que proporciona e respondeu questionamentos dos estudantes.

Camila frisou que Santa Cruz do Sul é um dos municípios gaúchos com maior quantidade de usinas instaladas, mas que, apesar disso, o assunto ainda é pouco conhecido pelos jovens. “É importante falar do funcionamento, mostrar um pouco dos equipamentos. Temos os materiais práticos para eles poderem tocar e ver como funciona, e também ver como isso reflete no meio ambiente.”

LEIA TAMBÉM: Projeto Repensar 2023 será lançado no próximo dia 11

Publicidade

De acordo com a profissional, há várias vantagens no uso de energia fotovoltaica. A primeira é estar livre de aumentos na fatura mensal. “Sabemos que anualmente sobe, tem também a crise hídrica, sofremos muito em época de seca e pagamos por bandeiras tarifárias. A partir do momento em que você tem uma usina instalada, você está gerando sua própria energia e não fica refém desses aumentos, além, claro, de ajudar o meio ambiente com uma produção limpa”, acrescentou. 

Supervisora comercial da Solled, Camila Alves, apontou as vantagens ambientais | Foto: Albus Produtora

Em nome da direção da Gazeta Grupo de Comunicações, o gestor-executivo do grupo, Jones Alei da Silva, agradeceu a receptividade e interesse dos jovens. “Vocês certamente sairão melhores após essa oficina. Essa semeadura se faz agora, na idade em que vocês estão, e esse é um ambiente propício para que nosso futuro seja melhor que o presente”, disse antes do início da apresentação.

LEIA TAMBÉM: Alunos da Escola Goiás aprendem como garantir um futuro mais verde

Publicidade

Alunos já conheciam, mas ficaram sabendo ainda mais

A Escola Santa Cruz tem uma usina de energia solar no telhado do ginásio e esse é um dos motivos pelos quais os estudantes já conheciam o sistema. Entretanto, a palestra de Camila colaborou para que os jovens entendessem melhor como o sistema funciona. Exemplo disso são os colegas e amigos Bruno Roos de Assis e Pietro Arthur Borges, ambos de 11 anos. Eles já sabiam um pouco sobre energia solar, mas aproveitaram o momento para tirar dúvidas. 

Bruno perguntou se os módulos que ficam sobre os telhados sofrem algum dano com chuvas de granizo. “Eu conheço porque meu tio trabalha nessa área. Achei bem legal a atividade. Essa dúvida surgiu durante a palestra, porque eu pensei na chuva e se o granizo prejudicava”, disse o adolescente.

LEIA TAMBÉM: Energia solar: tire dúvidas e saiba como investir em mais tecnologia e economia

Publicidade

Quem também aprendeu foi o estudante do 6º ano Vicente da Rocha Petry, de 11 anos, que é deficiente visual. Por meio do toque, o jovem pôde conhecer um módulo de energia solar demonstrativo que Camila Alves levou para a atividade e também um helicóptero de brinquedo que, em dias de sol, gera energia para poder voar.

Próxima etapa será na José Wilke

A próxima ação do Projeto Repensar Meio Ambiente será na Escola Estadual Professor José Wilke, no dia 8 de agosto. O tema do encontro será o plantio e manejo de hortaliças. Neste ano, a iniciativa também foi desenvolvida nas escolas Estado de Goiás e Ernesto Alves de Oliveira.

O Projeto Repensar Meio Ambiente, Especial Escolas, é uma realização da Gazeta Grupo de Comunicações, com o patrocínio da Corsan e Governo do Rio Grande do Sul e visa promover a conscientização dos estudantes.

Publicidade

Colaborou John Kaercher Machado.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.