Pelo segundo ano não haverá adoção de turno único na Prefeitura de Santa Cruz. O martelo foi batido nessa semana pela prefeita Helena Hermany (PP). Na prática, a medida seria até difícil de justificar, visto que a Secretaria de Fazenda projeta um superávit superior a R$ 20 milhões ao fim do exercício. Helena não descarta avaliar a possibilidade novamente na entrada de 2023, mas apenas para servidores que trabalham expostos ao sol.

Como dantes

A definição de como ficarão os cargos estaduais na região só deve sair após o governador reeleito, Eduardo Leite, (PSDB) apresentar a proposta de reforma administrativa. No meio político, a expectativa é de que os comandos da 6ª Coordenadoria Regional da Educação e 13ª Coordenadoria Regional de Saúde continuem com o MDB. O partido do vice eleito, Gabriel Souza, assumiu as funções no governo Sartori e permaneceu durante a gestão Leite. Embora tenha oferecido apoio a Leite no segundo turno, o PP não deve cobrar espaços.

Minha vez

Já o comando da FGTAS/Sine, que esteve com o PTB nos últimos quatro anos, está agora com o PSDB. Conforme revelado pela coluna há duas semanas, o partido indicou a ex-vereadora Solange Finger, que deve se filiar neste mês.

Publicidade

De olho

Questionado pela coluna, o deputado estadual eleito Edivilson Brum disse que o MDB pretende manter os cargos que ocupa e buscar “todos mais que merecemos”.

Roda-viva

A eleição para a presidência da Câmara será na segunda quinzena de dezembro. O rodízio acertado entre as bancadas prevê que, em 2023, o Republicanos assumirá o comando da Casa. Bruna Molz é a mais cotada, mas não se descarta que o indicado seja Raul Fritsch. A reforma de secretariado que Helena Hermany (PP) pretende fazer em janeiro pode influenciar na decisão, já que o Republicanos pode ganhar mais representatividade no governo.

Aliás…

Como a intenção de Helena é ampliar o espaço dos partidos governistas para fortalecer o grupo com vistas a 2024, as chances de mudanças na composição da Câmara, com vereadores transferindo-se para o Executivo, são grandes.

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE PEDRO GARCIA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.