Os moradores de Santa Cruz do Sul foram surpreendidos por uma brusca virada no tempo na manhã desta quinta-feira, 24. Em questão de minutos, por volta das 10 horas, o céu, que havia amanhecido ensolarado, passava a ser coberto por nuvens carregadas com chuva. Não demorou até que começasse um temporal, acompanhado por vento forte e queda na temperatura.
De acordo com informações da estação meteorológica da Rádio Gazeta FM 107,9, a temperatura baixou mais de oito graus em menos de uma hora. Às 10h04, os termômetros marcavam 30,2 graus no Centro de Santa Cruz do Sul; às 10h52, a marca já era de 21,8 graus. A sensação térmica também despencou, passando de 35,8 graus para 22,6 graus.
LEIA TAMBÉM: Horário de abertura do Parque da Oktoberfest nesta quinta-feira é adiado
Publicidade
A chegada de chuva intensa também chamou a atenção. Às 10h36, foi registrada um volume de precipitação de 28,8 milímetros por hora. Até as 12h31, já haviam sido contabilizados 19,8 milímetros no Centro de Santa Cruz. Ainda, os habitantes foram surpreendidos com uma forte ventania. Uma das rajadas atingiu cerca de 57 quilômetros por hora, a mais forte no município desde maio.
A onda de tempestades registrada em diversos municípios do Sul do Brasil nesta quinta-feira, 24, é causada por um ciclone que está se formando no Uruguai. Grande parte do Rio Grande do Sul, incluindo todo o Vale do Rio Pardo, está sob alerta de grande perigo para tempestades, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ainda é possível que sejam registrados vendavais isolados que podem provocar queda de árvores, postes, destelhamentos e colapso de estruturas.
LEIA TAMBÉM: Caminhão carregado com piche sai da pista na RSC-287
Publicidade
Em Santa Cruz do Sul, devido a danos na estrutura, a Oktoberfest teve que alterar o horário de abertura do parque, com os portões abrindo a partir das 16 horas. Além disso, há pontos isolados em atendimento por falta de energia elétrica, mas sem grandes concentrações de clientes desligados na região. Por meio de sua assessoria de imprensa, a RGE comunicou ao Portal Gaz que “as equipes já estão totalmente mobilizadas no atendimento das ocorrências para efetuar os consertos e restabelecer o fornecimento de energia elétrica, no menor prazo possível.”
Na parte mais alta do Vale do Rio Pardo, em Gramado Xavier e Sinimbu, ainda na tarde dessa quarta-feira, 23, já foram registrados danos em lavouras e estradas. Em algumas propriedades rurais, chegou a chover cerca de 130 milímetros em apenas duas horas. Ainda houve vendaval e queda de granizo, atingindo plantações de tabaco, milho e outras culturas. Uma ponte provisória feita pelo Exército sobre o Rio Pardinho em Linha Rio Grande, em Sinimbu, foi levada pelas águas.
LEIA MAIS: VÍDEO: ponte do Exército é levada por chuva em Sinimbu; alerta é para temporal
Publicidade
Apesar da forte chuva nesta quinta-feira, a partir desta sexta-feira, 25, o tempo se torna mais favorável. De acordo com a MetSul Meteorologia, no fim de semana, as temperaturas ficam amenas, com máxima de 23 graus no sábado, 26, e 25 no domingo, 27. As mínimas podem voltar a baixar, próximas aos 10 graus. Na sexta e no sábado, há possibilidade de pouca chuva, mas o sol aparece entre nuvens. No domingo, o tempo será ensolarado, favorecendo as atividades ao ar livre, como a programação de encerramento da 39ª Oktoberfest, incluindo o último desfile.
*Previsão da MetSul Meteorologia. Os dados podem mudar a qualquer momento, sem aviso prévio.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.