Geral

Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar celebra Yemanjá em Capão da Canoa

Um dos tradicionais terreiros de Umbanda e culto às religiões de matriz africana de Santa Cruz do Sul dirigiu-se ao Litoral Norte durante os dias 1º, 2, 3 e 4 de fevereiro, com uma caravana de três ônibus e dezenas de carros para reverenciar a Rainha do Mar, Yemanjá. A 37ª Festa de Yemanjá foi realizada pelo Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum no dia 3, pela quinta vez na cidade de Capão da Canoa.

Centenas de fiéis e devotos da deusa dos mares depositaram suas oferendas, como flores e perfumes, cartas com pedidos de proteção à saúde e união familiar – esta última uma das qualidades de Yemanjá, considerada a mãe das famílias segundo os adeptos das religiões de matriz africana e da Umbanda.
Em um andor ornamentado de flores brancas, a imagem de Yemanjá foi conduzida na procissão que se dirigiu à orla marítima para dar início aos rituais de Umbanda. Durante a cerimônia, ocorreu a manifestação das entidades, entre elas entidades falangeiras de Yemanjá, para receber os seus presentes e distribuir seu axé aos participantes através dos passes mediúnicos.

LEIA TAMBÉM: Fiéis pedem proteção para Nossa Senhora de Lourdes em Santa Cruz

Publicidade

Após a manifestação das entidades, os momentos de grande importância foram a entrega do bolo para mais de 800 participantes do evento e das oferendas no mar. Pai Antônio de Ogum, babalorixá e sacerdote de Umbanda, ressalta que a cada ano a emoção é maior, as pessoas estão mais fortalecidas na fé e isso faz com que as bênçãos sejam merecimento de cada um.

Centenas de pessoas participaram

A programação começou no dia 2 de fevereiro, data dedicada a celebrar Yemanjá. O Templo de Umbanda distribuiu passes a milhares de fiéis que estiveram na imagem de Yemanjá, também em Capão da Canoa, para realizar sua homenagem.

O babalorixá Pai Antônio agradece a todos que colaboraram para o êxito das festividades, à Prefeitura de Capão da Canoa, aos amigos e simpatizantes do templo, pela valiosa ajuda e participação. Ele deseja que Yemanjá abençoe todas as famílias e pede à humanidade que centrem sua fé no grande criador, independentemente de crenças religiosas. Deus é único e ele jamais desampara aqueles que o procuram, trazendo tranquilidade, bons pensamentos, saúde, proteção a todas as famílias e respeito às diferenças, para que nenhum tipo de preconceito ou discriminação exista.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pinhal Santo Antônio organiza a 2ª Gincana de Integração

Pai Antônio de Ogum explica que toda a homenagem é feita respeitando o meio ambiente, onde a força maior dos guias está presente. “Só levamos ao mar materiais biodegradáveis. Papéis, plásticos, espelhos, joias são recolhidos e têm a destinação correta”, informa. Além disso, a ideia é contar com o apoio do poder público ou entidades privadas para levar as oferendas em alto-mar, evitando também que os materiais voltem a beira do mar.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.