No dia 8 de dezembro, as religiões afro-brasileiras e de matriz africana celebram o dia de Oxum, deusa dos rios e da fertilidade. Esta data também é marcada por comemorações no catolicismo em honra à Nossa Senhora da Conceição, evidenciando o sincretismo que existia no período colonial.
Africanos escravizados associaram seus deuses aos santos católicos como uma forma de preservar seus ritos religiosos. Oxum, deusa das águas doces, beleza e amor, será homenageada em Santa Cruz do Sul pelo Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-mar e Mãe Oxum.
LEIA TAMBÉM: Templo de Umbanda doará cestas básicas a 800 famílias
Publicidade
Ela, que é a matriarca da casa, será homenageada em sessão mediúnica neste sábado, 9, a partir das 9 horas. Também será homenageada a Mãe Iansã, sincretizada no catolicismo como Santa Bárbara, dona dos ventos e das tempestades, uma grande guerreira, celebrada no dia 4 de dezembro.
A festividade também conta com passes e bênçãos para a comunidade. O Pai Antônio convida a comunidade para fazer parte do ato de fé e devoção, que ocorre na Rua Cambará, 530, no Bairro Esmeralda. “É um dos muitos momentos que temos para honrar nossa ancestralidade”, conforme ele. O Babalorixá também deseja sempre que a mãe Oxum abençoe todos os casais, famílias e crianças.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙