O Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum, terreiro afro-umbandista de Santa Cruz do Sul, realizou no dia 5 de fevereiro a tradicional procissão e festa em homenagem à rainha do mar, Yemanjá, no Litoral Norte do Estado. Nos dias 3 e 4, uma caravana de três ônibus se deslocou de Santa Cruz do Sul a Capão da Canoa, onde devotos e fiéis reverenciaram a divindade africana das águas na beira do mar.
Conduzida em um andor ornamentado de flores brancas, a imagem de Yemanjá, sincretizada com Nossa Senhora dos Navegantes, percorreu as ruas do litoral em direção à orla marítima, onde foi recebida com aplausos. Em razão dos protocolos sanitários, algumas medidas foram tomadas, como uso de máscara e distanciamento.
O ponto alto da festa foi a esperada presença das entidades enviadas de Yemanjá, as quais distribuíram passes e bênçãos aos consulentes. Após, as oferendas foram levadas ao mar pelos integrantes do templo, entre cânticos e preces. “Este ato de fé é realizado há mais de 30 anos. Hoje, devido ao cenário pandêmico, tivemos que adaptar nossos rituais, mas a fé continua a mesma. Nossos agradecimentos foram pela saúde, pedidos de proteção às famílias, paz mundial e respeito às diferenças”, ressalta Pai Antônio, babalorixá e diretor do templo.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.