O Grêmio venceu o Cuiabá por 1 a 0 em jogo atrasado da quinta rodada do Brasileirão. Com o resultado, o Tricolor chegou aos 13 pontos conquistados e diminuiu a distância para a primeira equipe fora da zona do rebaixamento da competição. Ao final da partida, o técnico Luiz Felipe Scolari destacou a entrega dos atletas no duelo diante da equipe mato-grossense.
Para ele, será necessário empenho dos atletas e paciência da torcida para a superação da fase ruim. “O que nós queremos é este pensamento. Não podemos aceitar que estamos em uma situação ruim e não podemos modificá-la. Temos condições de modificar e para isso temos de ter um grupo pensando desta forma. É isso o que estou mostrando a eles, que estão procurando entender com o decorrer dos jogos”, pontuou. “Nós jogamos e ganhamos. Os outros jogam e também ganham. Temos de fazer contas. Poderia falar que era só ganhar dois jogos e estávamos fora, mas não. Os outros jogam e ganham também. Temos de fazer os cálculos. Eu sou realista. Não adianta inventar que vamos sair em dois jogos. Temos de ter uma situação equilibrada em seis, sete ou oito jogos. Nós não vamos fazer nada diferente disso”, acrescentou.
Scolari falou sobre a opção por Maicon, volante de 35 anos que acabou saindo ainda no primeiro tempo com muitas dores. Apesar disso, foi decisivo ao dar passe para Alisson, que sofreu pênalti na jogada. “Nós colocamos dois zagueiros que são jovens. Colocamos o capitão que é o Maicon com uma experiência espetacular. Colocamos o Rafinha que também tem uma experiência espetacular. Começamos a trocar porque entendíamos que precisava ser feito, no sentido de colocar jogadores mais vividos em momentos de dificuldade. Quando o Maicon estava em campo, a coisa fluiu bem”, explicou. “Essa é uma situação que vem nos acompanhando. Estamos tentando modificá-la com o trabalho. Infelizmente, pensamos em uma equipe, ela começa a jogar, e logo temos algum problema de lesão. Pelo o que ele mostrou, provavelmente, nas duas próximas semanas ele não vai estar em campo. O Maicon acredito que tenha tido algo muscular”, complementou.
Publicidade
O treinador deixou claro que o foco será a luta para escapar do rebaixamento. Com isso, a disputa na Copa do Brasil ficará em segundo plano. “A única prioridade no momento é o Brasileirão. Não deixamos de pensar na Copa do Brasil, mas, no momento, estamos em uma situação bem difícil no Brasileirão. Temos de concentrar forças. Vamos pensar no jogo de sábado (contra o Bahia). Temos alguns problemas com cartões e lesões. O nosso pensamento é no Brasileirão. Depois vamos ver como enfrentar o Flamengo no jogo de quarta-feira”, afirmou.
Na saída de campo após a partida, Rafinha vibrou com o resultado e espera conquistar mais pontos na sequência da competição. O Grêmio recebe o Bahia e o Corinthians, na Arena, nas próximas duas rodadas. “Sabemos que temos uma grande equipe, passando por um momento turbulento. Mas não existe tempestade eterna, uma hora isso vai passar”, disse o lateral. “Primeiramente, feliz em voltar a jogar os 90 minutos. Claro que o mais importante é a vitória. O time se entregou. Foi uma vitória importantíssima. Tentar mais uma vitória em casa para tentar dar uma respirada. Vitória com a cara do Grêmio, de garra, de muita luta”, completou.
O Grêmio espera contar com o seu novo reforço, o colombiano Jaminton Campaz, já na próxima semana. O meia-atacante de 21 anos já está em Porto Alegre, mas ele ainda não estará à disposição do técnico Felipão para o jogo de sábado, 21, contra o Bahia. Porém, o vice-presidente de futebol do clube, Marcos Herrmann, espera já poder contar com a nova contratação para o duelo com o Flamengo, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, 25. “Estamos trabalhando para colocá-lo à disposição, mas para esse fim de semana ainda não. Esperamos que na segunda-feira possa estar no BID, por conta da burocracia. Em tese, deve ter condições de jogar com o Flamengo, se o professor Scolari assim desejar”, disse o dirigente após a vitória sobre o Cuiabá, na Arena Pantanal.
Publicidade
O Grêmio aguarda também um reforço que já faz parte do grupo: o atacante Ferreira, que ainda se recupera de lesão no joelho direito. De acordo com Herrmann, o jogador próximo de retornar ao time. “O Ferreira está em fase final de recuperação. Uma vez ele estando bem, é uma questão de definição do professor Scolari. Nós contamos com ele, é um jogador de qualidade, tem contrato conosco, ótimo, e vai nos ajudar nessa luta. Conversamos com ele, está bem e está disposto a nos ajudar nessa luta que só termina no dia 5 de dezembro”, esclareceu.
Vanderson e Thiago Santos levaram o terceiro cartão amarelo na vitória contra o Cuiabá nesta quarta-feira, na Arena Pantanal, em jogo adiado da 5ª rodada do Brasileirão. Os jogadores desfalcam o Grêmio na partida contra o Bahia, marcada para às 19 horas de sábado, 21, na Arena, pela 16ª rodada. Já Lucas Silva levou uma pancada no joelho esquerdo e é dúvida. O elenco treina às 15 horas desta quinta-feira, 19, no CT Luiz Carvalho, em preparação para o jogo contra o Bahia.
Publicidade
This website uses cookies.