O conselho diretor do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul (MTG-RS) definiu o tema anual do tradicionalismo organizado, instituído desde 1994. “Centenário de Lilian Argentina – O universo do folclore” foi o escolhido por meio de uma deliberação virtual no dia 23 de janeiro. A proposta foi do presidente da Comissão Gaúcha de Folclore, Rogério Bastos.
Conforme o tradicionalista, Lilian Argentina Braga Marques foi a primeira conselheira do MTG, logo após a criação da entidade. Também se destacou como pesquisadora no extinto Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) e nas comissões estadual e nacional de folclore. Professora e supervisora em escolas estaduais, procurou ressaltar a importância da transmissão cultural. Como pesquisadora das manifestações populares, Lilian escreveu o livro O pescador artesanal do Sul, que recebeu o Prêmio Sílvio Romero, promovido pelo Ministério da Educação, como melhor monografia de folclore.
LEIA MAIS: Gauchismo Líquido
Publicidade
Em 1945, ela já registrava danças litorâneas em Tramandaí, como a “jardineira”. Ela estudou elementos do folclore associado ao turismo e educação com o professor Carlos Galvão Krebs. Lilian e a professora Rose Marie dos Reis Garcia lideraram a equipe gaúcha na releitura da Carta do Folclore Brasileiro, em 1995. Foi posteira artística do 35 CTG e da Academia da Brigada Militar. Lilian faleceu em 5 de abril de 2006, aos 83 anos, condecorada com a medalha brasileira “Folclorista Emérito”.
O cantor Cristiano Quevedo será atração no Blitz Burger & Beer (Rua Marechal Floriano, 71) nesta terça, 1º, e quarta-feira, 2. O contato para reservas é o 99995-2075. O valor do couvert é de R$ 30,00.
O MTG e a Famurs lançaram um curso para inclusão da cultura gaúcha no currículo escolar. A ideia é facilitar o processo de implantação, tanto para as prefeituras quanto para os professores, acompanhando a BNCC. O curso vai reforçar valores e o conhecimento sobre o Rio Grande do Sul. A primeira edição será nos dias 8 e 9 de fevereiro.
Publicidade
Terminou no dia 23 de janeiro, a 22ª edição da Cavalgada Cultural da Costa Doce. Os cavaleiros percorreram 250 quilômetros, de Guaíba a Pelotas. No meio do percurso, chamou a atenção um encontro inusitado: os cavalarianos “pecharam” com um grupo de pilotos de motos aquáticas. Mais uma prova de que no Rio Grande há lugar para todas as culturas.
O curta-metragem Bochincho, produzido pelos irmãos Guilherme e Thiago Suman, pode ser conferido no canal Buenas. Baseado no poema de Jayme Caetano Braun. O link para assistir ao filme é bit.ly/3u72uCi.
Jari Terres é um dos principais intérpretes do nativismo. No perfil dele, são dez álbuns que refletem 36 anos de carreira musical. O mais recente é Minha estirpe crioula. Destaque para o Originais festivaleiras, com 22 temas dos palcos gaúchos.
Publicidade
LEIA MAIS: Luto no tradicionalismo
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.