A partir das 19h30 deste domingo, 18, o Rio de Janeiro e o Brasil dão adeus ao Rio 2016. A cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos, no Maracanã, marca o fim do maior evento do paradesporto mundial. A despedida será em clima de festa, e festa, claro, exige música. Música brasileira, no caso.
“Claro que vamos celebrar com a nossa música”, diz Flávio Machado, produtor executivo de cerimônias do Rio 2016. “Será uma cerimônia muito musical, a música será a parte principal da cerimônia. Do começo ao fim, teremos muitos músicos brasileiros no palco”, contou.
Confira quem serão os músicos que devem se apresentar neste domingo:
Publicidade
Ivete Sangalo
Dispensa apresentações, né? Ela é cantora, compositora, instrumentista, atriz…ufa! Um exemplo da vitalidade e alegria brasileiras. Com mais de 20 anos de estrada e com um longo repertório de sucessos, como “Acelera Aê”, “Festa”, entre tantos, é a grande atração musical da cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos e promete uma festa para lá de empolgante no Maracanã.
Gaby Amarantos
Publicidade
Cria do bairro de Jurunas, na periferia de Belém do Pará, Gaby representa a fusão de gêneros que passam pelo pop, MPB até o já consolidado tecnobrega, ritmo que virou febre, não é de hoje, na região Norte do Brasil. Quem é que não se lembra do super hit “Hoje Eu Tô Solteira”, cujo clipe faz referência ao “Single Ladies”, da diva Beyoncé, que estourou na internet brasileira? Gaby, aliás, é conhecida como Beyoncé do Pará.
Vanessa da Matta
Das artistas mais multifuncionais do país atualmente. Cantora e compositora, já tem seis álbuns lançados e tornou-se umas das referências entre os novos nomes da música popular brasileira – principalmente depois de ser referendada por nomes como Chico César e Maria Bethânia, o que não é para qualquer um. Também escritora, seu primeiro romance, “A Filha das Flores”, já teve edições publicas pelo mundo todo, como Portugal, México e Alemanha.
Publicidade
Céu
Nome artístico de Maria do Céu Whitaker Poças, ela levará ao Maracanã sua mistura característica de músicas e ritmos brasileiros, como o samba, claro, e o hip hop, com o jazz e R&B – ela viveu em Nova York por cerca de 18 anos e pôde incorporar esses ritmos à sua formação. Dos nomes mais importantes da MPB brasileira atual.
Saulo Fernandes
Publicidade
Baiano e amante do Carnaval, nem por isso focou sua formação no que concerne aos trios elétricos de axé. Por mais que tenha estado à frente da Banda Eva por mais de 11 anos, sempre mesclou, desde a sua banda Chica Fé, elementos do samba, pop e reggae. Foi na ex-banda de Ivete Sangalo que nasceu uma longa parceria musical e uma amizade para a vida toda.
Saulo Laucas
Deficiente visual de nascença, aos três anos foi diagnosticado com autismo. É a síntese, pois, da superação Paralímpica, já que passou em primeiro lugar no curso de canto da Escola Nacional de música (UFRJ) e hoje é o grande ícone do Projeto dos Autistas, focado na arte e na música
Publicidade
Andreas Kisser
Porque a festa é eclética, e também há espaço para o metal pesado, né? Andreas Kisser é o guitarrista da até hoje banda brasileira mais venerada no exterior, o Sepultura. Riffs pesados são presença garantida no Maracanã.
Jonathan Bastos
Não há lição maior de perseverança do que aprender a tocar piano e guitarra na vida sem… ambos os braços. Esta tem sido a vida de desafios e conquistas de Jonathan Bastos, que inspirou uma série de deficientes físicos ao desenvolver um método para tocar guitarra com os pés, e sempre teve como referências monstros do instrumento como Joe Satriani e Kiko Loureiro. Fará companhia a Andrea Kisser neste quesito.
Nação Zumbi
O mangue beat de Chico Science, a mistura de ritmos e sonoridade única dos recifenses também marcarão presença no palco do gramado do Maracanã. Com mais de 30 anos de estrada, a banda do gênio e guitarrista Lúcio Maia é considerada até hoje uma das mais bem sucedidas do gênero no Brasil.
Dream Team do Passinho
Dentre tantos estilos, estava faltando o funk, né? Não mais. Popular dos bailes cariocas, o gênero do passinho surgiu das famosas “batalhas” das comunidades do Rio, ganhou as TVs abertas e, hoje, a internet. Tanto que “Todo Mundo Aperta o Play”, do Dream Team, já foi até música tema da Copa do Mundo no Brasil.
Nego do Borel
O funk mais melódico também será representado por este cantor, compositor e ator – também conhecido por suas performances humorísticas em stand up comedies Brasil afora. O maior sucesso deste artista criado no morro do Borel é “Os Caras do Momento”, de 2012. Detalhe: seu nome verdadeiro é Leno Maycon Viana Gomes, em homenagem ao rei do pop, Michael Jackson.
Calum Scott
A Inglaterra se faz presente na voz desde cantor e compositor de pop, cria dos programas de auditório britânicos e cujo maior hit é “Dancing On My Own, que liderou as paradas do Reino Unido por semanas.
This website uses cookies.