O retorno da Festa Estadual do Feijão ocorrerá entre 15 e 19 de março de 2023. O assunto foi pauta de audiência pública na noite desta terça-feira, 23 de agosto, na Câmara de Vereadores de Sobradinho, na presença do prefeito Armando Mayerhofer, vice-prefeito Ivan Trevisan, presidente da FEJÃO e secretário municipal da Indústria, Comércio e Serviços, Darlan Kittel, demais secretários, vereadores Janderson Nunes, Daniele Karnopp, representantes de entidades, do comércio, da Brigada Militar, imprensa e moradores.
Além da alteração no calendário, de abril para março, a 18ª FEJÃO poderá ter mais uma grande mudança, sendo realizada no entorno da Praça 3 de Dezembro, compreendendo do Clube Comercial até a Lotérica e ruas adjacentes, no centro do município. A ideia foi apresentada pelo prefeito e pelo presidente da Festa, tendo entre as justificativas o fortalecimento do comércio, sem precisar de grande deslocamento; a isenção da cobrança de ingressos (de entrada ou shows) e de estacionamento; e a previsão de economia para os cofres públicos.
Conforme Mayerhofer, o objetivo ao levar o evento para o centro é promover uma grande integração com o comércio local e uma festa popular. Entre as explicações, está ainda a ampliação da Rua Coberta, e a construção dos banheiros públicos, a qual integra a remodelação da Praça 3 de Dezembro, espaços que deverão estar prontos até o período.
Publicidade
LEIA MAIS: 17ª Fejão começa a sair do papel
Quanto ao Parque Municipal Marci Luiz Nardi (Parque da FEJÃO), conforme os administradores, o mesmo necessitaria de novos investimentos para comportar a festa, ou até mesmo, chegou-se a cogitar a aquisição de um novo espaço para sua realização. A proposta, segundo o prefeito, é transformar o Parque da FEJÃO em um complexo esportivo e de lazer, com horário para abertura e fechamento. Os usos do parque ou seu replanejamento devem ser pautas de nova discussão mais adiante.
Durante a reunião nesta semana, houveram posicionamentos favoráveis, contrários e ressaltou-se a necessidade de mais informações quanto ao planejamento do evento, uma vez que a festa terá cinco dias de duração, mas envolverá uma logística para montagem e desmontagem durante mais tempo. Também foram levantadas questões referentes à segurança, higiene, barulho e circulação, sendo informado que as calçadas das ruas centrais permanecerão liberadas, não sendo possível somente a passagem de automóveis.
Publicidade
Segundo Darlan, esta mudança de local seria um teste, buscando fazer algo para prestigiar o comércio local, após passado o período de pandemia, além de tornar-se mais acessível para a população e economicamente mais viável sendo no centro.
LEIA MAIS: Festa Estadual do Feijão é transferida para o próximo ano
“Vamos fazer essa experiência. Acho que podemos ousar neste ponto. Vamos ter uma grande festa. Sobradinho é hoje a maior cidade do Centro Serra, temos potencial de destacar o município a nível estadual pela história que tem. Isso vai movimentar todos os setores. E também acho que seria uma festa mais enxuta para o município, pois no parque são necessárias reformas que neste momento necessitariam de recursos próprios do município, enquanto no centro a estrutura estará pronta”, ressalta Mayerhofer.
Publicidade
A definição sobre o local da 18ª Festa Estadual do Feijão deverá ser anunciada em breve, após reunião com os membros natos da entidade FEJÃO. “Acho que tem horas que a gente tem que ousar, tem que pensar grande, e esse é nosso objetivo, fazer uma festa diferente, que as pessoas possam vir, participar, tenham a oportunidade de poder interagir com a festa, e é uma tentativa, se não der certo, depois a gente vai ver. Mas, não temos dúvida que vai ser um grande evento e que vai marcar com certeza essa grande oportunidade que a gente vai ter de fazer uma festa no centro”, frisa Mayerhofer.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.