Geral

Tem cupim por aí? Entenda por que insetos aparecem em maior quantidade no verão

A primavera e o verão podem ser chamados de “temporada dos insetos”. Um dos que mais aparecem é o cupim. Em algum momento você já deve ter enfrentado alguma “revoada de cupins”, fenômeno que ocorre quando os insetos voam em bando, geralmente em pontos luminosos. E para isso há uma explicação: os cupins são atraídos pela luz. “Eles se juntam próximo a fontes de luz para acasalamento”, esclarece o biólogo do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Andreas Köhler.

A revoada dos cupins costuma ocorrer na primavera e no verão, que é o período da reprodução desses insetos. “Depois do inverno a rainha começa aumentar a população no ninho. Devido ao calor, ela coloca mais ovos. No final da primavera, o ninho está pronto para formar novas rainhas e zangões, através dos indivíduos reprodutivos”, explica Andreas Köhler.

LEIA TAMBÉM: Governo quer diversificar fornecedores e sistema para monitorar estoques de vacinas

Publicidade

Os cupins se alimentam de celulose, não somente da madeira, mas de qualquer outro objeto que contenha o material, como livros, carpetes, papel de parede e móveis.

Os cupins são prejudiciais à saúde?

Atenção, não é preciso se preocupar. Os cupins não são prejudiciais à saúde. “Eles atrapalham somente pela presença. Depois de se instalarem na madeira as fezes produzidas por eles, na forma de um farelo de cor marrom, podem provocar irritações (alergias) em pessoas sensíveis. No entanto, o cupim (inseto), em si, não causa problemas à saúde”, ressalta Andreas Köhler.

Como combatê-los?

Se o cupim já está na casa, ou seja, infestando esquadrias, móveis e outros objetos apenas venenos específicos podem ajudar no combate. Se caso o cupim está vindo da rua, telinhas nas janelas, fechando as aberturas ao anoitecer, por exemplo, são uma forma de evitar a entrada do inseto dentro de casa. Andreas Kohler destaca que uma vez que o cupim entrou na madeira somente com produtos químicos se consegue tentar resolver o problema.

Publicidade

“Depois de noites com muito cupim sugere-se aplicar um inseticida na madeira perto do local onde se encontrou as asas dos cupins, minimizando, assim, possíveis ataques”, pontua.

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.