O prefeito de Santa Cruz, Telmo Kirst (PP) vetou a lei que autorizaria o consumo e a comercialização de bebidas alcoólicas nas arenas esportivas do município. De autoria do vereador Ari Thessing (PT), o projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara no último dia 11.
Pela lei, a autorização se restringiria a cervejas com teor alcoólico de até 14%. A venda e o consumo só iriam poder ocorrer em bares e lanchonetes antes do início dos jogos, durante o intervalo ou após o encerramento. Em camarotes e áreas VIP, poderiam ocorrer também durante as partidas. Além disso, as bebidas teriam que ser servidas em copos ou garrafas plásticas.
O veto já era previsto porque a presença de álcool em estádios é vedada pelo Estatuto do Torcedor e por uma lei estadual. Os vereadores alegavam, no entanto, que as bebidas não reduziram a violência nos estádios e que a comercialização pode ser uma importante fonte de renda para as entidades esportivas. Os dois clubes de futebol profissional de Santa Cruz, o Galo e o Avenida, apoiaram a lei.
Publicidade
O assunto agora retorna à Câmara e caberá aos vereadores acolher ou derrubar o veto.