Categories: Regional

Telmo Kirst veta projeto aprovado pela Câmara de Vereadores

Os vereadores de Santa Cruz do Sul se reúnem na noite desta segunda-feira, 31, para discutir, entre outras pautas, um veto do prefeito Telmo Kirst a um projeto que havia sido aprovado no Legislativo. A matéria é um dos destaques da sessão, que tem início às 18 horas e pode ser acompanhada ao vivo pelo Facebook.

O tema volta à Câmara porque Telmo Kirst considerou inconstitucional a inclusão do trecho de paralelepípedo da Rua Ramiro Barcelos, entre a Marechal Floriano e a Marechal Deodoro, na lista do patrimônio histórico municipal.

A justificativa do prefeito é de que a medida só pode ser feita com aprovação do Conselho Municipal de Planejamento Urbano e do Centro de Pesquisa e Qualidade Urbana e Rural. O projeto já havia sido aprovado e vetado anteriormente, mas foi alterado e voltou à pauta, recebendo o aval dos vereadores novamente e não passando pelo prefeito pela segunda vez.

Publicidade

LEIA MAIS
Projeto quer manter intacta a rua em frente à Catedral
Prefeitura pede autorização da Câmara para contratar 186 servidores

História

A Ramiro Barcelos foi a primeira rua de Santa Cruz que recebeu calçamento, em 1943. A pavimentação original é preservada até hoje, incluindo a pedra de granito preto colocada próximo à esquina com a Marechal Deodoro para marcar o início da obra. Na justificativa, Hildo Ney alegou, à época, que o fluxo de veículos no trecho não é tão intenso, o que afasta a necessidade de asfaltamento. Além disso, a proteção não impediria a rua de receber intervenções, como alguma troca de canalização ou implantação de fiação elétrica subterrânea, por exemplo. Os paralelepípedos, porém, teriam de ser repostos após a conclusão dos trabalhos.

Publicidade

Outras matérias

Ao todo, quatro novas matérias começam a tramitar na Câmara nesta segunda-feira. Além do veto, será avaliado um ajuste no Decreto de Calamidade Pública em função do novo coronavírus e o pedido de prorrogação do contrato de uma servidora, ambos encaminhados pela Prefeitura.

O vereador Francisco Carlos Smidt quer conceder o título de Cidadão Santa-cruzense para o professor Elenor José Schneider. Além disso, dois pedidos de reuniões especiais vão ser analisados na noite desta segunda-feira.

Hildo Ney Caspary e Francisco Carlos Smidt querem debater o contrato e os aditivos firmados entre a Prefeitura e a Corsan, além do plano emergencial de obras para a cidade. Já o vereador César Cechinato pede uma reunião especial para discutir ações e programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Agricultura.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova projeto que permite doação de alimentos apreendidos

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.