Em virtude dos estragos causados pelo forte vendaval que atingiu diversos municípios doestado na noite do último sábado, 20, o prefeito Telmo Kirst vai decretar situação de emergência em Santa Cruz do Sul. De acordo com a Defesa Civil, 11 bairros foram atingidos, com quedas de árvores sobre casas e redes de iluminação pública, destelhamento de residências e outras avarias. Conforme o coordenador da Defesa Civil, José Dias Barbosa, os prejuízos totais ainda não foram contabilizados em termos financeiros. Com relação aos estragos registrados, até o momento o balanço aponta para 200 árvores caídas, 300 casas destelhadas, sendo quatro com destelhamento total e queda de 50 postes de iluminação.
Outras duas residências que foram atingidas pela queda de árvores tiveram que ser interditadas, sob risco de desmoronamento. Já no interior do município, até a manhã desta segunda-feira, apenas um comunicado chegou do distrito de Monte Alverne, onde ocorreu deslizamento de terra. A Defesa Civil, juntamente com as secretarias municipais segue trabalhando na distribuição de materiais para reverter um pouco a situação sofrida pelas famílias atingidas pelo vendaval. Até o final da tarde de ontem já foram distribuídos 12 mil metros de lonas e 2.077 telhas Brasilit.
Uma força-tarefa envolvendo as secretarias de Obras e Viação; Transportes e Serviços Públicos; Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade; Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, mais Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, organizaram-se em seis frentes de trabalho e atuaram no cadastramento e atendimento às famílias durante todo o domingo. Foram cadastradas 106 pessoas e 87 residências foram atendidas com roupas, alimentos, colchões e cobertores.
Publicidade
Já na manhã desta segunda-feira, 22, cerca de 40 pessoas procuraram a Secretaria de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, junto ao Poliesportivo, em busca de auxílio. Também o Cras Beatriz Jungblut está prestando atendimento às comunidades da zona sul. Nesta segunda e terça-feira, a Central de Serviços da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade estará trabalhando em horário normal para atender as localidades mais atingidas.
Publicidade