ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Novo decreto permite retomada da construção civil em Santa Cruz

O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, assinou neste domingo, 5, um novo decreto com medidas de contenção da pandemia de Covid-19 no município. Entre as principais novidades está a possibilidade de retomada das atividades da construção civil. Há limitações, no entanto: além de seguir regras de higienização e prevenção, os canteiros de obras poderão contar com, no máximo, cinco trabalhadores.

Também será autorizado o funcionamento de salões de beleza. Os estabelecimentos terão de tomar medidas para evitar a disseminação da doença e terão de funcionar de portas fechadas. Os detalhes podem ser conferidos no decreto.

Publicidade

Veja a íntegra do novo decreto

Publicidade

O prefeito falou sobre as mudanças em vídeo publicado no Facebook do município, no início da noite. “Flexibilizamos as medidas para ter o menor prejuízo possível, mas determinamos regras de higienização e prevenção que deverão ser rigidamente seguidas, para não termos que voltar atrás amanhã”, disse Telmo Kirst.

O chefe do Executivo ainda afirmou que o comércio poderá atender por meio de delivery e drive-thru, a partir desta segunda-feira, 6. A modalidade take away, no entanto, segue proibida.

Publicidade

LEIA MAIS: Vendas por “take away” são proibidas em Santa Cruz do Sul

Publicidade

Mais informações sobre o primeiro caso confirmado

Telmo falou ainda sobre o primeiro caso de Covid-19 em Santa Cruz do Sul, confirmado neste domingo, 5. “Afirmo que é um caso importado da doença. Ele retornou de Santa Catarina no último dia 24 e, chegando a Santa Cruz, procurou o ambulatório de campanha, no Ginásio Poliesportivo”.

Publicidade

LEIA MAIS: Prefeitura confirma que infectado por Covid-19 é homem de 48 anos

Publicidade

“Segundo a Vigilância Epidemiológica, que tem feito ótimo trabalho até agora, este paciente faz parte do grupo de risco, pois é hipertenso, mas está se recuperando em casa porque não apresenta sintomas graves. Neste caso, nós seguimos o que diz o protocolo do Ministério da Saúde”, revelou o prefeito. “Esse paciente tem dois familiares que residem com ele e os dois também são monitorados, embora não apresentem sintomas da doença”, acrescentou.

Em seu pronunciamento, Telmo Kirst reforçou a importância do isolamento. “Confio muito no nosso sistema público de saúde, o SUS, e na secretaria municipal da Saúde, que está tomando todas as medidas necessárias para reduzir o risco de disseminação da Covid-19 em Santa Cruz. Mas eu também preciso confiar em você, para que o impacto no nosso município seja o menor possível. Precisamos respeitar o isolamento e atender as medidas do decreto municipal.”

Publicidade

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

© 2021 Gazeta