Categories: Política

Telmo afirma que Hermany ‘não tinha preparo para ser prefeito’

O prefeito de Santa Cruz, Telmo Kirst, voltou a abrir as baterias contra a família Hermany nessa segunda-feira, 29. Aliados durante décadas, Telmo e os Hermany estão rompidos politicamente desde o episódio da suposta expulsão da vice-prefeita Helena Hermany (PP) de seu gabinete em março, que rendeu ao prefeito uma ação judicial por improbidade administrativa e foi o estopim para a sua desfiliação do PP em junho.

Agora, o ataque de Telmo se deu em razão de um projeto de lei protocolado pelo vereador Edmar Hermany (PP), marido de Helena, que flexibiliza a polêmica lei que restringiu o pagamento de auxílio-alimentação aos servidores municipais, aprovada no ano passado.

LEIA MAIS: Um ano depois, Câmara retoma a polêmica dos vales 

Publicidade

Em declaração à Rádio Gazeta, Telmo disse que o projeto é “inconstitucional”, “incoerente sob todos os aspectos” e visa a “beneficiar politicamente uma família”. O prefeito alegou que, após a aprovação da lei, o Tribunal de Justiça deu ganho de causa à Prefeitura em um processo movido pelo Sindicato dos Funcionários Municipais (Sinfum). “Não há o que mexer na lei”, disse, antecipando que, se o projeto for aprovado, irá vetá-lo. Ainda afirmou que a lei representou uma economia de R$ 527 mil aos cofres municipais e reduziu em 40,9% os atestados médicos apresentados por servidores.

Na sequência, Telmo subiu o tom. Alegou que Hermany, enquanto prefeito de 1993 a 1996, atrasou pagamentos obrigatórios a servidores e afirmou que a sua gestão “não foi exemplo para nada”. “Se eu cometi um erro político na vida, foi ter apoiado a candidatura dele a prefeito. Na época, queriam que eu concorresse e eu abri mão.” Telmo disse ainda que Hermany “não tinha preparo para ser prefeito” e acusou-o de “ingratidão”. “Quando ele ficou sem cargo, eu levei ele para ser diretor na Secretaria Estadual de Obras”, recorda.

LEIA MAIS: ‘Sacanagem é receber sem trabalhar’, diz Telmo sobre vales

Publicidade

Ouça a entrevista na íntegra: 

https://api.soundcloud.com/tracks/658241606

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.