A partir desta semana, os santa-cruzenses poderão contar com uma nova opção de atendimento em saúde, possível graças à tecnologia. Vai começar até sexta-feira, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cohab Renascença, o serviço Teleoftalmo – Olhar Gaúcho, que vai oferecer consultas oftalmológicas a distância, por meio de videoconferências. A novidade promete zerar a fila de espera no município. Hoje, conforme dados da Central de Regulação e Agendamento, 279 pessoas aguardam para receber atendimento na especialidade. Além dos usuários da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), o serviço também estará disponível para pacientes das 8ª e 16ª CRSs.
Segundo a secretária de Saúde de Santa Cruz, Renice Vaccari, trata-se de um avanço que vai agilizar o atendimento de pacientes que não necessitam de um serviço mais complexo. Ao todo, três técnicas de enfermagem da unidade foram capacitadas em Porto Alegre, no Hospital Restinga e Extremo-Sul (HRES), espaço onde o serviço foi inaugurado em julho deste ano. “A nossa expectativa é que dentro de três meses, período que acreditamos ser necessário para adaptação, cerca de 24 consultas sejam realizadas por dia na unidade”, informa.
Uma das responsáveis pelo consultório remoto, a técnica Narayana Christmann, aproveitou a semana para treinar as habilidades de manuseio dos equipamentos. Para ela, trata-se de uma iniciativa que poderá auxiliar, principalmente, quem apresenta problemas de catarata. “É uma doença que vai agravando conforme o tempo passa. Por isso a agilidade é tão importante”.
Publicidade
Os procedimentos pelos quais os pacientes poderão passar são teste de acuidade visual, refração, medida da pressão intraocular, avaliação de pálpebras, da motilidade ocular e dos reflexos pupilares e documentação do segmento anterior e do fundo do olho. Além de Santa Cruz, ofertam o serviço Porto Alegre, Pelotas, Passo Fundo, Santa Rosa e Farroupilha. O Teleoftalmo faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Com investimento de R$ 10 milhões para todo o Estado, ele é resultado de parceria do governo do Rio Grande do Sul, Ministério da Saúde, Hospital Moinhos de Vento, TelessaúdeRS – Ufrgs e prefeituras.
Como funciona
Estrutura
Desde setembro a UBS Cohab Renascença recebe intervenções para oferecer aos usuários as consultas a distância. Conforme a secretária Renice Vaccari, o espaço foi equipado com três câmeras, computadores e equipamentos de diagnóstico oftalmológico. A avaliação inclui exame síncrono, em que o médico oftalmologista comanda o equipamento a distância, ao mesmo tempo em que acompanha o que ocorre nas salas por uma câmera robotizada de alta resolução. Porém, diferente do que havia sido previsto à época em que o projeto foi lançado, não haverá a distribuição de óculos gratuitos aos pacientes. De acordo com a secretária Renice Vaccari, será necessário estabelecer uma nova negociação com o Ministério da Saúde.Publicidade
This website uses cookies.