Categories: Geral

Telediagnóstico reduz fila de espera e agiliza consultas dermatológicas

Os médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Alegre passam a contar a partir desta quinta-feira, 9, com um serviço de telediagnóstico que vai agilizar consultas dermatológicas e reduzir a fila de espera. O aplicativo de celular DermatoNet permite que os profissionais fotografem lesões de pele dos pacientes e encaminhem aos dermatologistas para avaliação sobre a necessidade de consulta especializada ou tratamento na própria UBS. A cerimônia de lançamento ocorreu no auditório do Hospital Presidente Vargas.

Após a análise das imagens, é emitido laudo de avaliação e orientação sobre o tratamento em até 72 horas. Caso seja necessária, é agendada uma consulta com o dermatologista. Do contrário, o tratamento é indicado ainda na UBS. O projeto foi desenvolvido pelo Telessaúde, vinculado à Universidade Federal da Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Secretaria da Saúde (SES).

Para o secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, o aplicativo minimiza o principal problema da saúde, que é a dificuldade de acesso aos serviços do SUS. “O aplicativo DermatoNet vai representar diminuição da fila de espera para consultas e maior rapidez para o paciente iniciar o tratamento”, reforçou. Ele acrescentou que a parceria do governo do Estado com o Telessaúde começou em 2015 quando o projeto era coordenado pelo atual secretário da Saúde da capital, Erno Harzheim. 

Publicidade

O prefeito Nelson Marchezan Júnior destacou o compromisso do governo municipal em priorizar a saúde, qualificando os serviços e aumentando a transparência. “Queremos que as pessoas sejam atendidas mais qualificadamente para que todos resolvam seus problemas de saúde o mais rápido possível”, afirmou. Segundo ele, o projeto deve ser ampliado a outras especialidades médicas. 

Na opinião do prefeito, a Atenção Primária precisa ser mais eficaz nos casos que podem ser resolvidos na primeira consulta. “O paciente que vai até uma unidade de saúde deve sair dali com um diagnóstico preciso e com a melhor indicação de tratamento. Ou, caso seja necessário, tenha prioridade para uma nova consulta com o especialista”, ressaltou. 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.