Cadernos Especiais

Teleconsultas: um novo jeito de praticar Medicina

Os clientes da Unimed VTRP e do UnimedCard têm um serviço inovador à disposição no Parque da Oktoberfest. Integrada ao PA Virtual 24h da cooperativa, foi instalada a Cabine de Teleconsultas, um espaço em que é possível receber orientação médica por vídeo, receituário e até fazer a solicitação de eventuais exames. Tudo à distância.

Neori Gusson destaca o ineditismo na região | Foto: Unimed/Divulgação/GS

A estrutura, que é um ícone de um novo jeito de praticar medicina, garante segurança e privacidade nos atendimentos, com acústica adequada e climatização preparada para oferecer um ambiente diferenciado e acolhedor, servindo para casos leves, que não configurem como urgência e emergência. “Trouxemos para a região um serviço inédito, que proporciona mais um canal para conectar os nossos médicos cooperados com os nossos clientes. É mais uma forma de cuidar da saúde das pessoas da nossa região”, salienta o presidente da Unimed VTRP, médico Neori Gusson.

LEIA MAIS: Unimed lança telecabine para atendimento médico por videoconferência

Publicidade

Uma das primeiras operadoras de planos de saúde do Brasil a oferecer aos clientes um serviço seguro e eficiente de telemedicina, quando ainda não havia casos confirmados de Covid-19 na região, em 2020, a cooperativa busca dar mais opções aos usuários com mais esta inovação.

Se, antes, falava-se que a transformação digital estava vindo, agora pode-se dizer que ela caminha cada vez mais entre todos. É nesse cenário que nasceu a Buratto Tele, que desenvolveu a cabine, com a finalidade de facilitar o dia a dia do profissional da saúde, levando bem-estar e atendimento remoto a milhões de brasileiros, por meio da telemedicina. A estrutura criada por Cássia Buratto foi adquirida pela Unimed VTRP e inaugurada, em setembro, permanecendo uma semana na loja da Afubra.

LEIA TAMBÉM: Centro de Especialidades vai oferecer consultas de hematologia

Publicidade

Na Oktober, o serviço funciona em horários especiais, com atendimento gratuito para clientes da cooperativa e com valores especiais para quem tem UnimedCard.

Como funciona

As cabines contam com um tablet com conexão à internet por fibra ótica, webcam e um monitor para que os pacientes possam conversar com os profissionais de saúde cadastrados no aplicativo. A proposta é oferecer atendimento primário, rápido e com preço acessível.

LEIA TAMBÉM: Postos de saúde ampliam atividades preventivas em Santa Cruz

Publicidade

A projeção da Buratto é que, ao final de 2023, estejam instalados cerca de 120 a 150 unidades operando em shoppings, eventos, supermercados e aeroportos, além de locais de saúde pública e operação própria.

Entre 2020 e 2021, mais de 7 milhões de consultas foram realizadas por telemedicina, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital. A prática da telemedicina, aprovada pelo Congresso em abril de 2020, foi fundamental para as pessoas continuarem os mais variados tratamentos médicos durante a pandemia.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.