Pelo menos 40 idosos participam na tarde desta quarta-feira, 23, em Santa Cruz do Sul do evento Tecnologias e Memória. Organizado pelo Programa Terceira Idade da Unisc e Universidade do Adulto Maior (UniAma), o encontro objetiva divulgar a importância das tecnologias digitais em favor da memória de pessoas acima dos 60 anos. A oficina é apenas uma das cinco atividades que integram a programação do projeto Teia de Saberes 2017, evento de extensão da UniAma, que segue até esta sexta-feira.
Conforme a professora coordenadora do curso de Licenciatura em Computação e do projeto Unisc – Inclusão Digital, Marcia Kniphoff da Cruz, o encontro será marcado por dois principais momentos. A partir das 14 horas, a sala 407 será palco de um bate-papo sobre a importância do uso da tecnologia para a manutenção da memória. “Os estudos da neurociência afirmam que trabalhar a saúde do cérebro influencia a cognição e o humor e facilita as tarefas diárias básicas que empregam a memória”, afirma.
Já no segundo momento, os participantes serão direcionados para exercitar a memória por meio de um software. Nos laboratórios de informática, participarão de uma oficina de ginástica cerebral utilizando o programa chamado CmapTools. A proposta, segundo Márcia, é que os participantes construam mapas conceituais criando, a partir de uma temática, diversos conceitos que evocam a memória. “Todo exercício realizado em meio digital ou online exige um esforço mental duplo, já que, além de desenvolver as questões propostas é necessário entender como o software funciona, como disponibilizar a informação no programa e como armazenar o arquivo”, acrescenta. A oficina teve inscrição prévia e não há mais vagas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3717 7344.
Publicidade
PROGRAMAÇÃO
Hoje
14 horas: Oficinas
Nutrição na idade adulta, com Karine e Amanda Luiza Kessler (sala 403)
Uso adequado de medicamentos, com Menia Branburg Back (sala 404)
Tecnologias e Memória, com Marcia Kinipoof (sala 407)
Contador de Histórias, com Sonia Dettenborn da Luz (sala 408)
Dança Funcional, com Sâmara Berger e Vinicius Marques (sala 409)
Publicidade
Sexta-feira
14 horas: Palestra
Cérebro, emoção, pensamento e envelhecimento, com o médico psiquiatra Jerônimo Mendes Ribeiro.
16 horas: Sarau cultural
Publicidade
Teia de Saberes
Desde segunda-feira, o evento de extensão da UniAma, Teia de Saberes 2017, movimenta a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Além da atividade Tecnologias e Memória, ocorre hoje, a partir das 14 horas, as oficinas Nutrição na idade adulta, Uso adequado de medicamentos, Contador de Histórias e Dança Funcional. Conforme a coordenadora do Programa Terceira Idade da Unisc e da UniAma, Sâmara Berger, o Teia de Saberes buscou trazer palestras e oficinas que evidenciem a importância de os idosos manterem o cérebro “ativo”. “São atividades que envolvem as limitações dos idosos e a superações de obstáculos.”
Sâmara também convida a comunidade a participar da palestra de encerramento do evento, Cérebro, emoção, pensamento e envelhecimento, com o médico psiquiatra Jerônimo Mendes Ribeiro. O encontro ocorre na sala 101 da Unisc, a partir das 14 horas desta sexta-feira. Depois disso, às 16 horas, um sarau cultural com apresentações artísticas organizadas pelos próprios participantes acontece no saguão do bloco 1.
Publicidade
O UniAma é um curso de extensão multidisciplinar de dois anos, que tem como objetivo oferecer um espaço de educação permanente para pessoas a partir de 60 anos.