Imagine um tempo em que era comum, por exemplo, que os motoristas de ônibus viajassem por horas, sem ar-condicionado, ao lado do motor do veículo. Antigamente as cabines onde esses profissionais ficavam eram muito quentes, pois recebiam todo o calor do motor. Os ônibus não tinham os recursos de refrigeração de hoje, eram pouco confortáveis e até o barulho do motor era um incômodo. Além disso, o processo de direção como um todo era totalmente manual e mecânico.
Felizmente, hoje em dia a situação é bem diferente, pois os ônibus já contam com tecnologias que otimizam a jornada do motorista, desde a promoção da segurança na estrada até o aumento da produtividade e da eficiência. Após a chegada dos câmbios automatizados ficou ainda melhor, sem falar de veículos com sistemas inteligentes de aceleração e redução de velocidade, tudo para reforçar o processo de segurança.
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Conforme Cassiano Tworkowski, gerente de manutenção da Viação União Santa Cruz, a área destinada ao motorista teve significativos avanços: “O cockpit [cabine de pilotagem] foi redesenhado por parte da Scania e ficou mais ergonômico, tanto na altura dos pedais como na poltrona, que agora é aquecida e se autorregula conforme o peso do motorista, tendo ainda ajuste fino de altura, distância (para frente e para trás) e de reclinação. Além disso, o volante ajustável, com o qual já estavam habituados, também recebeu melhorias.”
Cassiano aponta outros dispositivos e sistemas que são de apoio ao motorista: câmbio automático, piloto automático, freios ABS, assistente de partida em subida, sistema antitombamento (EBS), monitoramento por câmera, telemetria e também o sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), que compõem os recursos de advertência de ponto cego, assistente para troca de faixa (LDW), freio autônomo de emergência, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo. “Essas são ferramentas que possibilitam muito mais segurança para os ocupantes do veículo”, garante.
Para Paulo Luís Marquardt, motorista que trabalha há três anos na empresa, mas tem 25 anos de experiência na profissão, a atenção e o comportamento do motorista sempre serão primordiais para a viagem, mas essas tecnologias os auxiliam bastante na hora de dirigir. “Outro exemplo são os novos carros adquiridos pela empresa, onde o conforto para quem pilota foi muito pensado e isso, com certeza, também vai refletir no passageiro. O motorista vai conduzir mais descansado”, diz.
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Marquardt também ressalta que ser acompanhado pela telemetria e pelas câmeras de monitoramento é uma tranquilidade: “Tanto para nos avisarem das condições da estrada ou de algum problema em que seja preciso utilizar uma rota alternativa, bem como para analisar com clareza a situação, caso ocorra algum incidente.”
De acordo com Vanessa Brum, gerente de tráfego da empresa, essa tecnologia que permite monitorar, em tempo real, os indicadores do veículo é usada há oito anos pela empresa e está instalada em todos os ônibus da Viação.
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“Conseguimos verificar onde eles estão e se tem algum tipo de interferência na rodovia. Assim, podemos avisar os motoristas se há alguma mudança de rota ou alguma insegurança de trecho. Fora isso, conseguimos ver toda a questão de condução do veículo, como frenagem, velocidade, motor ocioso entre outras. Por meio da análise desses dados, nossa equipe de instrução consegue melhorar o desempenho dos profissionais numa condução mais defensiva e econômica”, explica.
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