Integrantes de uma startup de Pelotas trouxeram para a Expoagro Afubra 2023 uma ideia de tecnologia para facilitar a vida do pequeno produtor. Através de um aplicativo do celular o agricultor poderá acompanhar a produtividade do campo e evitar desperdícios na hora da pulverização. O mecanismo surgiu de um projeto acadêmico, junto à Universidade Federal de Rio Grande, como explicou o CEO da Demetec Agro, Mauro Lilles. Ainda atuam no projeto Jardel Prado e Manoel Hosser.
LEIA TAMBÉM: Startups apresentam soluções inovadoras para o agro
“Nossa ideia é fazer a democratização das tecnologias do campo, tornar acessível ao pequeno produtor da agricultura familiar o que hoje, apenas os grandes têm disponível. Então criamos o módulo da visão computacional, em que é possível identificar onde a planta vingou e onde teve problemas. Nesse caso, o sistema não aciona [a pulverização] para não ter desperdícios e assim, gerar uma redução de custos para o produtor na atividade de pulverização”, contou.
Publicidade
E a tecnologia funciona de maneira simples e prática. “O produtor aciona o sistema no celular. Quando estiver verde, é sinal que [a pulverização] está ligada; quando estiver vermelho, mostra que está desligada. Pensamos em simplificar porque um dos grandes problemas do produtor é não aderir às tecnologias por ser muito complexo, na maioria das vezes”, considerou o CEO.
LEIA TAMBÉM: Fruticultura aborda oportunidades, manejos e tecnologias na Expoagro
Apesar de estar apto, o sistema ainda não foi aplicado em nenhuma propriedade. A intenção do grupo – que veio expor pela primeira vez na Expoagro – é iniciar os testes com produtores modelos ainda neste ano para ingressar com força no mercado. “É uma tecnologia simples, objetiva e acessível para o produtor possa inovar e seguir no campo.”
Publicidade
Colaborou o repórter Ricardo Gais.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE A EXPOAGRO AFUBRA
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade