Educação

Tecnologia aliada à formação de conhecimento motiva alunos e professores

A utilização da tecnologia na educação tem ocupado cada vez mais espaço. A partir dela, é possível a formação do conhecimento de forma coletiva. O professor se tornou um aprendiz no uso de novos recursos, que motivaram-no a ser mais criativo e cativante no ofício; assim como o estudante que vive em um cenário no qual tem acesso a informações de todo o mundo, através de um aparelho que carrega no bolso, o smartphone, mas precisa da mediação para que as informações se tornem conhecimento.

É o caso do aluno Marco Kist, do 2º ano do Ensino Médio da Escola do Senac Santa Cruz do Sul. Ele conta que percebeu o diferencial em relação à escola pública, que frequentou durante nove anos. “Mesmo sendo o período de pandemia, deu para sentir que tudo e todos eram diferentes. Os professores são únicos e a metodologia é um pouco diferente do Ensino Médio tradicional. Somos avaliados pelo nosso desenvolvimento e não pelas nossas notas”, destaca.

LEIA TAMBÉM: Ensino superior a distância: uma opção que cresce a cada dia

Publicidade

No Senac, a metodologia estimula o uso dos recursos tecnológicos de forma consciente, como ferramentas como notebook de linha profissional, com licença registrada do Microsoft Office 365 (Word, PowerPoint, Excel, Teams, OneDrive de 1TB) a cada aluno. Assim, podem utilizar de forma individual os espaços da escola. Os mobiliários são organizados de forma que possibilitam várias dinâmicas em sala de aula.

Com 16 anos, Bruna Fischer também é aluna do 2º ano do Ensino Médio do Senac. “No início estava bem nervosa e aflita, mas logo passou, porque eu fui superbem acolhida, tanto pelos professores quanto pelos colegas, pela coordenação e pela direção. Logo o Senac se tornou minha segunda casa”, afirma.

LEIA TAMBÉM: Sergio Celio Klamt: “O professor não será substituído pela tecnologia”

Publicidade

A busca pelo crescimento coletivo, com a atenção dos professores às opiniões e sugestões dos estudantes, é destacada pela jovem. “Sem comentar a estrutura física do Senac que além de ter um design ‘jovem’ com vários armários e pufes é toda pensada e planejada para uma escola tecnológica. Há um notebook para cada aluno, laboratórios móveis, mais de um projetor por sala e muitas outras coisas. E também vale lembrar de toda autonomia que o pessoal do Senac nos dá, procurando ouvir nossos feedbacks para, assim, crescermos juntos”, acrescenta.

Expediente

Edição: Marcio Souza (marcio.souza@gaz.com.br)
Textos: Marcio Souza e Marisa Lorenzoni (marisa@gazetadosul.com.br)
Diagramação: Rodrigo Sperb

Publicidade

>> Confira o caderno na íntegra

LEIA TAMBÉM: Programa busca qualificação de profissionais para a área de tecnologia da informação

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.