A Câmara de Vereadores de Santa cruz do Sul realizou uma sessão solene na noite desta segunda-feira, 19, em homenagem aos desportistas que se destacaram em 2018. Foi entregue o título de Cidadão Santa-cruzense ao técnico do EC Avenida Fabiano Daitx, além do mérito esportivo aos ciclistas Fernando e Leonardo Finkler, ao Esporte Clube Avenida, à equipe de ginástica rítimica do Colégio Mauá e ao lutador Maurício ‘Big’ Castilho.
A mesa foi composta pelo presidente do Legislativo, Bruno Cesar Faller (PDT), que conduziu a sessão, pelo vereador Alex Knak (MDB), pelo diretor do Colégio Mauá, Nestor Raschen; pelo diretor da Faccin Bicicletas, Giovane Faccin; pelo técnico Fabiano Daitx e pelo presidente do Avenida, Jair Eich.
Os vereadores proponentes fizeram uso da palavra para exaltar cada homenageado. E em nome de todos eles, o técnico Fabiano Daitx, fez seu discurso emocionado. Lembrou o convite do técnico Jair Eich para vir trabalhar no Avenida há quase três anos. “Você vai vir para ser campeão, me disse na época o Jair Eich. E estamos quase chegando lá. Tenho convicção de que seremos campeões da Copa Vianey Carlet, cumprindo um trato com o presidente. Sou muito grato à cidade de Santa Cruz do Sul da forma como vem me acolhendo”, citou.
Publicidade
O Periquito decide a Copa Wianey Carlet em dois jogos – amanhã, quarta-feira, em Passo Fundo, e sábado, às 17h, nos Eucaliptos – diante do Gaúcho de Passo Fundo. O título da Copinha, como é carinhosamente chamada a competição, garante uma vaga na Copa do Brasil.
Quem foi homenageado
Fabiano Daitx
Autor: Gerson Luís Trevisan (PSDB)
Publicidade
Fabiano Daitx é técnico do Esporte Clube Avenida. Nasceu em Porto Alegre, em 16 de outubro de 1974 e é casado com a Morgana Rosa e possui uma filha, a Duda. É técnico de futebol há mais de 20 anos e nove anos atua como técnico profissional. Ocupa o cargo de técnico do Periquito há dois anos e sete meses, sendo o mais longevo no futebol gaúcho à frente de um clube profissional. Sua trajetória no clube santa-cruzense teve início em 2016, quando treinou o time na Divisão de Acesso Gauchão. Em 2017 foi vice-campeão da Divisão de Acesso no comando do Avenida e colocou o time na 1ª Divisão. Em 2018, comandou a histórica campanha do Avenida no Gauchão, quando foi quarto colocado da competição realizada no primeiro semestre, sendo que neste segundo treina a equipe na Copa Wianey Carlet, na primeira vez que a equipe participa da competição, tendo colocado o Avenida ontem na inédita final da competição, onde vai disputar o título diante do Gaúcho, de Passo Fundo.
Antes de vir para o Avenida, em 2014 e 2015, atuou no Guarani de Venâncio Aires, quando foi, respectivamente, vice-campeão da Segundona Gaúcha, da Copa Fernandão e da Série A2 Gauchão. Atuou em 2013 no Glória de Vacaria; em 2012 treinou o Guarany de Camaquã. Em 2010 treinou equipe profissional do GE Sapucaiense, e SER Santo Ângelo. No segundo semestre de 2009 treinou a equipe profissional do E.C. Aimoré. Em 2009, treinou a equipe profissional do EC Cruzeiro de Porto Alegre.
Conta com 14 anos de experiência em categorias de base. Foi auxiliar técnico do Caxias e da Ulbra, trabalhando com os técnicos Joel Corneli, Edson Gaúcho, Ernesto Guedes; Armando Dessesards. Foi coordenador das categorias de base do EC NH durante quatro anos. Como formação acadêmica ele possui Pós-graduação em Fisiologia e Treinamento Esportivo pela Universidade Veiga de Almeida do Rio de Janeiro; Pós-graduação em Futebol pela Unigranrio (RJ) e Administração e Marketing Esportivo, pela Universidade Gama Filho (RJ), além de graduação em Educação Física pela Unisinos.
Publicidade
Fernando Augusto e Leonardo Henrique Finkler
Autor: Mathias Bertram (PTB)
Os irmãos Fernando Augusto e Leonardo Henrique Finker são os melhores ciclistas de estrada da atualidade no Brasil. Naturais de Santa Cruz do Sul, eles conquistaram, respectivamente, o título de campeão e vice-campeão Brasileiro de Ciclismo Estrada Sub 23 no Campeonato Brasileiro, que ocorreu no dia 1º de julho em Maringá (PR). Fernando já participou de competições de ciclismo no circuito internacional, como na Itália, Inglaterra, Polônia, Portugal e Espanha, além do título de Campeão Brasileiro Estrada Sub 23, também conquistou o 3º lugar na Elite do Ciclismo Brasileiro. Leonardo também já competiu fora do País, na Espanha, onde conquistou o vice-campeonato Brasileiro de Estrada sub 23 com apenas 19 anos. Ele tem em seu currículo várias conquistas na Espanha e quatro títulos de campeão brasileiro quando ainda era da categoria Juvenil e Júnior. Conquistou também o título de campeão Pan-americano de ciclismo júnior, competindo na cidade de Guadalajara, no México. Fernando e Leonardo são filhos de Jaqueline Finkler e Deomar Finkler.
Publicidade
Ginástica Rítmica do Colégio Mauá e Professor Rafael Luz
Autor: Hildo Ney Caspary (Progressistas)
O Campeonato Nacional de Ginástica Rítmica foi realizado na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, de 17 a 21 de outubro de deste ano, onde aproximadamente 300 competidores disputaram os títulos. Esta foi a primeira vez que o Colégio Mauá participou de uma final nacional com uma equipe completa, levando cinco atletas. Sendo consagradas nas classificações finais as seguintes atletas:
Milena Bartz – 4º lugar: aparelho Mãos Livres; 5º lugar: aparelho Maças; 6º lugar: individual geral
Publicidade
Melissa Forgiarini – 3º lugar: aparelho Mãos Livres
Júlia Bartz – 3º lugar: aparelho maças e 3º lugar: individual geral
Alice Silva – 1º lugar: aparelho bola, 2º lugar: aparelho maças, 2º lugar: individual geral
Manuela Neis – 1º lugar: aparelho fita, 3º lugar: aparelho maças, 2º lugar: individual geral
Todos os títulos acima foram chancelados pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).
Professor Rafael Luz – Treinador da equipe de GR do Colégio Mauá é natural de Santa Cruz do Sul e exerce suas atividades desde 1992 na escola. Nestes 26 anos de trajetória no esporte revelou grandes talentos na Ginástica Rítmica das equipes do Colégio Mauá. Como treinador suas equipes foram diversas vezes campeãs do Estado, do Sul Brasileiro, Brasileiro, Sul-americano e Pan-americano. Foi técnico da Seleção Brasileira e árbitro Nacional em 2006, no Mundial de Ginástica Rítmica de Portimão. Sua maior conquista foi descobrir a atleta olímpica a santa-cruzense Natália Eidt, até hoje, única atleta de uma instituição do Rio Grande do Sul a participar dos Jogos Olímpicos na Ginástica Rítmica. Nos últimos anos Rafael Luz, vem se destacando nos concursos Nacionais onde coleciona títulos para o Colégio Mauá, sendo até agora mais de 10 títulos nacionais na modalidade de Ginástica Rítmica.
Maurício ‘Big’ Castilho
Autor: Hildo Ney Caspary (Progressistas), subscrita por Paulinho Lersch (PT)
Maurício Castilhos Stumm, conhecido como “Big”, conquistou em março deste ano o título de bicampeão mundial de Muay Thay, na categoria peso pesado, realizada em Bangkok, na Tailândia. Além disso, foi campeão da Copa de Campeões de Muay Thay, na categoria peso pesado, realizada no Ginásio Poliesportivo. Além deste titulo, Big já foi seis vezes xampeão brasileiro de Muay Thay, campeão mundial em 2017, vice-campeão mundial em 2013 e 2016 e foi terceiro colocado em 2014, possui também diversos títulos nacionais. Ele tem 34 anos, nasceu em Santa Cruz do Sul, é filho de Maria Inês Castilhos e Ivo Stumm, pai do pequeno Davi Teichamann Castilhos e proprietário da Academia Big Fighters em Santa Cruz.
Esporte Clube Avenida
Autor: Elstor Renato Desbessell (PTB)
O EC Avenida teve uma exitosa trajetória na sua participação no Campeonato Gaúcho de 2018, onde conquistou o 4º lugar na classificação geral – a melhor colocação do clube na competição, garantindo ao Periquito a vaga inédita para participar da Série D do Campeonato Brasileiro. Neste momento, o clube se prepara para disputar o título da Copa Wianey Carlet, onde em caso de ser o campeão terá o direito de disputar a Copa do Brasil, atraindo grandes clubes e o foco da mídia nacional para a cidade. O clube vem sendo bem conduzido pelo presidente Jair Eich e sua diretoria.
This website uses cookies.