Categories: Regional

TCS altera sistema de cartão do cidadão e passe livre; saiba o que muda

O Consórcio TCS terá mudanças nas modalidades dos cartões Prosit! Cidadão e Prosit! Especial. O gerente André Fernandes explicou na manhã desta quinta-feira, 14, em entrevista à Rádio Gazeta, como serão as alterações. O novo modelo do cartão Cidadão vai ter mais facilidade para o passageiro. No atual, após o término das passagens, o cliente deposita o cartão dentro do recolhedor e precisa pedir um novo. Essa modalidade continua valendo, mas a partir de agora, assim que terminarem as passagens, a pessoa deve ir até a sede do Consórcio TSC, na sala 7 da Galeria Green Center (Rua Júlio de Castilhos, 495, Centro) e fazer um cartão nominal permanente.

“Como a gente viu que o usuário se deslocava bastante até a sede já que o cartão era muito usado, gerava um transtorno”, explicou Fernandes. Com a mudança, o passageiro poderá colocar a quantidade que quiser em créditos, o que deve reduzir a necessidade de idas até o local de recarga. Para fazer o cartão nominal, é necessário comprovante de residência e documentos pessoais (RG e CPF). A primeira via é gratuita, e caso seja necessário fazer uma segunda, há uma taxa, mas os créditos do cartão perdido ou roubado são recuperados para o novo.

LEIA MAIS

Publicidade

 

Já o cartão Prosit! Especial, que configura o passe livre, tem prazo para ser feito até o dia 30 de junho. Após essa data, o cartão usado atualmente, branco, não terá mais validade. A mudança tem o intuito de fornecer mais conforto ao usuário, como disse o gerente do Consórcio TSC. “As pessoas que utilizam o cartão branco não conseguem passar na roleta e não estão cadastradas no sistema de biometria facial, então ficam no espaço limitado nos bancos da frente”, pontuou Fernandes.

A partir de agora, os usuários do passe livre terão um cartão nominal e biometria cadastrada para poderem passar pela roleta e se acomodarem em qualquer banco do ônibus, sem limitações de espaços. Para fazer o cartão Especial, ainda é preciso pedir a liberação do passe livre na Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos, que fica na Rua Félix Hoppe, 180, na esquina com Rua Carlos Trein Filho.

Publicidade

Assim que a liberação for concedida, o usuário deve ir à sede do Consórcio TCS para fazer o novo cartão, pessoal e intransferível. Além do protocolo de liberação para o passe livre, a pessoa também deve levar documentos e comprovante de residência.

O passe livre continua válido para passageiros com deficiência que tenham renda mensal de até dois salários mínimos, conforme a Lei 7.784, de 28 de junho de 2017. Para requerer o benefício, é necessário apresentar na Secretaria a certidão de nascimento ou carteira de identidade, comprovantes de renda e residência, cartão SUS, foto 3×4 e atestado médico. Após a análise de documentos, será agendada uma avaliação médica com um profissional da Prefeitura, que analisará laudos e exames que comprovem a deficiência.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.