Regional

TCE promove capacitação de auditores municipais

O Serviço Regional de Auditoria do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE/RS), sediado em Santa Cruz do Sul, realizou na semana passada o workshop “Diagnóstico e fortalecimento do controle interno municipal”. O evento reuniu profissionais de controladoria interna de vários municípios da área de abrangência do serviço para uma capacitação acerca da atuação deles, dificuldades enfrentadas e caminhos possíveis para melhorar o monitoramento das contas públicas.

A iniciativa se deu a partir de um levantamento realizado no primeiro semestre deste ano sobre a estrutura, quadro de pessoal e atuação de cada unidade central de controle interno nos municípios. De acordo com o coordenador Giuliani Schwantz, esse diagnóstico motivou o encontro para estreitar laços, visando fortalecer os controles interno e externo, considerando o interesse mútuo pelo aperfeiçoamento constante da gestão pública local em benefício da comunidade.

LEIA TAMBÉM: Workshop Gerir tratará sobre o futuro do tabaco nesta segunda-feira

Publicidade

Entre os assuntos abordados estiveram realidade e dificuldades de atuação dos controles internos a partir dos dados levantados pelo TCE; modelo processual e instrumentos de fiscalização do TCE; subsídios para atuação do controle interno na administração tributária; atuação do controle interno na governança das contratações; e abordagem sobre políticas públicas informadas por dados e evidências. A equipe de auditores externos do órgão foi a responsável por ministrar as capacitações.

“Trata-se de um setor estratégico para o poder público municipal, que, somado ao exercício do controle externo pelo TCE, tem por missão aperfeiçoar a gestão, garantir um gasto público de qualidade e assim viabilizar a prestação de serviços mais eficientes e assertivos para a população”, afirma Schwantz.

LEIA TAMBÉM: Votação da Consulta Popular 2024 inicia nesta segunda em todo Estado

Publicidade

Avaliações positivas

Controladora interna de Venâncio Aires, Juliana Luísa Marcuzzo avalia que o evento representou uma aproximação entre os controles interno e externo, que devem complementar um ao outro. “Esse estreitamento contribui para que ambos sejam mais efetivos e atinjam o objetivo maior que é a eficiência na gestão dos recursos públicos.”

Sentimento semelhante foi expressado por Ângelo Staub, profissional do Executivo de Santa Cruz do Sul. “Atendeu à necessidade de aprimoramento da Unidade de Controle Interno, fortalecendo o desenvolvimento de uma cultura voltada à gestão por resultado”, salienta. Segundo ele, por meio da atualização e instrumentalização, a gestão é aprimorada e proporciona benefícios à sociedade com serviços de qualidade.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.