O Serviço Regional de Auditoria do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE/RS), sediado em Santa Cruz do Sul, realizou na semana passada o workshop “Diagnóstico e fortalecimento do controle interno municipal”. O evento reuniu profissionais de controladoria interna de vários municípios da área de abrangência do serviço para uma capacitação acerca da atuação deles, dificuldades enfrentadas e caminhos possíveis para melhorar o monitoramento das contas públicas.
A iniciativa se deu a partir de um levantamento realizado no primeiro semestre deste ano sobre a estrutura, quadro de pessoal e atuação de cada unidade central de controle interno nos municípios. De acordo com o coordenador Giuliani Schwantz, esse diagnóstico motivou o encontro para estreitar laços, visando fortalecer os controles interno e externo, considerando o interesse mútuo pelo aperfeiçoamento constante da gestão pública local em benefício da comunidade.
LEIA TAMBÉM: Workshop Gerir tratará sobre o futuro do tabaco nesta segunda-feira
Publicidade
Entre os assuntos abordados estiveram realidade e dificuldades de atuação dos controles internos a partir dos dados levantados pelo TCE; modelo processual e instrumentos de fiscalização do TCE; subsídios para atuação do controle interno na administração tributária; atuação do controle interno na governança das contratações; e abordagem sobre políticas públicas informadas por dados e evidências. A equipe de auditores externos do órgão foi a responsável por ministrar as capacitações.
“Trata-se de um setor estratégico para o poder público municipal, que, somado ao exercício do controle externo pelo TCE, tem por missão aperfeiçoar a gestão, garantir um gasto público de qualidade e assim viabilizar a prestação de serviços mais eficientes e assertivos para a população”, afirma Schwantz.
LEIA TAMBÉM: Votação da Consulta Popular 2024 inicia nesta segunda em todo Estado
Publicidade
Controladora interna de Venâncio Aires, Juliana Luísa Marcuzzo avalia que o evento representou uma aproximação entre os controles interno e externo, que devem complementar um ao outro. “Esse estreitamento contribui para que ambos sejam mais efetivos e atinjam o objetivo maior que é a eficiência na gestão dos recursos públicos.”
Sentimento semelhante foi expressado por Ângelo Staub, profissional do Executivo de Santa Cruz do Sul. “Atendeu à necessidade de aprimoramento da Unidade de Controle Interno, fortalecendo o desenvolvimento de uma cultura voltada à gestão por resultado”, salienta. Segundo ele, por meio da atualização e instrumentalização, a gestão é aprimorada e proporciona benefícios à sociedade com serviços de qualidade.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.