Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Taxistas terão aplicativo de celular próprio

De olho na chegada dos serviços de caronas pagas ao município, os taxistas de Santa Cruz do Sul se preparam para lançar até o mês que vem um aplicativo de celular próprio para solicitação de corridas. Batizada de DTáxi, a ferramenta foi desenvolvida por uma empresa de São Paulo, contratada pela Associação Rádio Táxi.

O aplicativo funcionará aos moldes de outros do gênero (veja quadro abaixo). Por enquanto, os 114 motoristas associados estão sendo cadastrados. A expectativa é de que o app já esteja disponível no período da Oktoberfest, mas isso vai depender do andamento do processo.

A novidade chega meses após o lançamento do aplicativo Garupa em Santa Cruz, o primeiro assemelhado ao Uber e Cabify a operar na cidade – e que ainda não é regulamentado em lei. Em outras localidades do Brasil, essas novas ferramentas impuseram uma forte concorrência aos taxistas, já que são mais baratas e práticas. 

Publicidade

Segundo o presidente da Rádio Táxi, Adair Neves, a ideia é adaptar o serviço de táxi às novas tecnologias. “Muitas pessoas hoje preferem chamar por aplicativos. O que queremos é facilitar para elas”, disse. Apesar disso, ainda será possível chamar corridas pelo call center e fazer o pagamento pelas formas tradicionais. Com o DTáxi, os taxistas santa-cruzenses seguem o caminho trilhado em outros municípios – como é o caso de Caxias do Sul, na Serra – que também dispõem de aplicativos próprios de táxi.

Ainda de acordo com Neves, a implantação do aplicativo não vai ter reflexos sobre a tarifa. O custo de manutenção do serviço será incluído na mensalidade dos associados.

COMO VAI FUNCIONAR

Publicidade

  • Após baixar o DTáxi na Google Play ou na AppStore, o usuário solicita uma corrida pelo aplicativo. As chamadas são distribuídas, prioritariamente, para os taxistas que estiverem mais próximos do usuário. Se nenhum motorista responder, porém, a chamada será distribuída para os que estão em pontos mais afastados.
  • Quando o taxista aceita a corrida, o usuário tem acesso à sua identificação – nome, fotografia e placa do veículo. Também é possível acompanhar o deslocamento do taxista até o local da chamada.
  • O pagamento poderá ser feito tanto pelo próprio aplicativo quanto por dinheiro ou cartão de crédito, quando o taxista dispõe de máquina. Após a corrida, o motorista é avaliado pelo usuário.
  • O call center da Associação Rádio Táxi, que funciona pelo número 3715 1166, continuará funcionando. Assim, será possível solicitar corridas pelo telefone também. n

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.