Categories: Regional

Taxistas santa-cruzenses terão aplicativo próprio

Após a chegada do primeiro dispositivo de carona paga em Santa Cruz do Sul, no fim do mês passado, taxistas do município planejam o lançamento de um aplicativo próprio. A criação do sistema foi aprovada entre os motoristas da Associação de Rádio Táxi em uma assembleia realizada no último fim de semana, depois que representantes da categoria estiveram em São Paulo, em julho, buscando informações sobre o tema. 

Conforme o presidente da associação, Adair Neves, o sistema já é desenvolvido por uma empresa paulista e deve chegar aos usuários em pouco mais de um mês. A diferença entre o novo aplicativo e outros já conhecidos, conforme Neves, é que o sistema santa-cruzense só aceitará taxistas licenciados como motoristas. “Não podemos admitir aplicativos que aceitam carros comuns e prejudicam diretamente a nossa categoria”, frisou. No momento, uma sala na sede da Rádio Táxi está sendo adaptada para operar o sistema. “Estamos providenciando um computador melhor e fazendo alguns ajustes”, comentou.

Neves ressalta que a Rádio Táxi continuará atendendo pelo telefone e o aplicativo virá como um complemento, trazendo mais comodidade aos usuários e motoristas. A associação ainda não tem detalhes sobre as formas de pagamento que serão aceitas ou possíveis promoções e vantagens oferecidas aos usuários. O funcionamento, contudo, deve ser parecido com o de modelos como 99Táxi e Easy Táxi.

Publicidade

REPERCUSSÃO

Prefeitura aguarda versão final
De acordo com o secretário de Transportes e Serviços Urbanos de Santa Cruz do Sul, Gerson Vargas, a Prefeitura está acompanhando o desenvolvimento do aplicativo. “Eles nos passaram que foram buscar referências em São Paulo, aprovaram a criação do sistema entre eles e ficaram de nos apresentar a versão final. Quando isso acontecer, devemos dar início a um processo de regulamentação”, afirmou. 

Para o Sinditáxi, medida é positiva
Na avaliação do presidente do Sinditáxi de Santa Cruz, Roberto Faust, a iniciativa acompanha um processo de modernização do serviço no município. “É uma novidade positiva, vamos trabalhar dentro daquilo que as pessoas estão usando, nos adequando ao mercado e de forma legal”, comentou. A princípio, conforme Faust, apenas taxistas associados à Rádio Táxi devem ter direito a usar o aplicativo. “Mas essa questão está sendo analisada. Os outros taxistas vão ser convidados para que se associem ou pagarão um aluguel pelo sistema. A ideia é que todos possam usufruir”, detalhou.

Publicidade

Serviço do Garupa já deixa a desejar

No fim de julho, o aplicativo Garupa chegou a Santa Cruz prometendo ser o primeiro sistema de caronas pagas no município, semelhante ao Uber e o Cabify. Os primeiros dias seriam destinados ao cadastro de motoristas e usuários. Desde a semana passada, a Gazeta já tentou pegar carona pelo dispositivo em três ocasiões diferentes, mas não foi atendida em nenhuma delas. A mensagem emitida foi de que todos os motoristas estariam ocupados e seria preciso tentar novamente. Mais de cinco tentativas depois, o problema persistiu. 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.