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Táxi aéreo

Em março de 1948, o empresário Jorge Hoelzel reuniu um grupo de investidores para discutir a criação de uma empresa de táxi aéreo, para atender Santa Cruz do Sul e região. Seria uma forma de preencher a lacuna deixada pela Varig que, em 1941, acabou com a linha regular entre o município e Porto Alegre.

Em 4 de junho, com festa no “campo da aviação” (onde hoje é a Metalúrgica Mor), foi inaugurada a Táxi Aéreo Santa Cruz. Era constituída por acionistas e comandada por Hoelzel e Orlando Baumhardt.

Para o serviço, foi adquirido um avião americano Stinson, com capacidade para o piloto e três passageiros. Foi firmada parceria com a Táxi Aéreo Guarani, pioneira no Estado e que pertencia aos industriais A. J. Renner e Bruno Born, de Lajeado.

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A Táxi Aéreo Santa Cruz realizava voos para Porto Alegre todas as terças-feiras, saindo às 8 horas e regressando às 17 horas. Fazia viagens extras quando necessário e sobrevoos (passeios) pela região.

Em 19 de outubro de 1948, o jovem jornalista da Gazeta, Mário Assmann, viajou a convite do piloto Ernesto Binz. Na reportagem, relatou que estava tão admirado olhando a paisagem que só se deu conta que já se encontrava em Porto Alegre quando o piloto anunciou o pouso no Aeródromo São João (hoje Aeroporto Salgado Filho).

O monomotor atingia 196 quilômetros por hora e o percurso até a Capital era feito em 40 minutos (de ônibus, eram quatro horas). No fim do ano, ocorreu viagem de passeio a Foz do Iguaçu (PR).

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No início de dezembro de 1948, a empresa publicou a relação das pessoas que voaram no mês anterior, a negócios ou em passeios sobre a região. Dos 62 passageiros, oito eram senhoras: Helvetia Loewenhaupt, Romilda Hennig, Maria A. Spode, Esther Hennig, Elly Karl, Wanda Simon, Lucy A. Hildebrand e Selma Tankersley. 

PESQUISA: Arquivo da Gazeta

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