Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Copa América

Tardelli e Firmino disputam vaga ao lado de Neymar na Seleção

Dunga tem quase de cor seu time titular para a estreia na Copa América no domingo, 14, contra o Peru, em Temuco, no sul do Chile. Com um porém. A posição de centroavante, uma das mais carentes do futebol brasileiro na atualidade, ainda deixa um ponto de interrogação na cabeça do treinador. Diego Tardelli, jogador a que Dunga confiou a posição desde seu retorno à seleção, em julho de 2014, ainda é o favorito para começar o torneio como titular, mas Roberto Firmino e suas boas atuações fizeram o técnico balançar.

“É uma disputa em aberto, com certeza. Eu fiz três gols, o Firmino também. Não pode se acomodar, senão jogador vem e te atropela”, disse Tardelli. Nos dois amistosos finais de preparação para a Copa América, Dunga testou Tardelli em um jogo, contra o México, em São Paulo, Firmino no outro, frente Honduras, em Porto Alegre. Tardelli marcou um na vitória de 2 a 0, e Firmino fez o único gol no 1 a 0 contra os hondurenhos. Firmino ganhou espaço porque Tardelli perdeu os quatro últimos amistosos antes da convocação para a Copa América. Em novembro, ficou fora contra Turquia e Áustria porque Dunga não chamou atletas que atuavam no Brasil, por causa da reta final do Brasileiro – Tardelli estava no Atlético-MG.

Em março, já no futebol chinês, Tardelli foi chamado, mas se machucou. Nos quatro amistosos pré-convocação, Firmino fez dois gols importantes: o que decretou a vitória sobre a Áustria, jogo que estava empatado em 1 a 1, e o único no triunfo sobre o Chile, em Londres. “Se um jogador fechar o olho, o outro vem e toma o lugar. Assim é a seleção”, disse Dunga. Firmino, jogador de 23 anos do Hoffenheim, mal jogou no Brasil e foi para a Europa – passagens por CRB, de Alagoas e Figueirense. Sua temporada 2014/2015 foi menos brilhante do que a 2013/2014, mas mesmo assim ele é cogitado para ir jogar num dos maiores times do mundo, o Manchester United, segundo a imprensa inglesa.

Publicidade

Tardelli é mais experiente, tem 30 anos e passagem por grandes clubes do Brasil (São Paulo, Atlético-MG e Flamengo), futebol espanhol, holandês, russo e, agora, chinês. O fato de jogar no Shandong Luneng faz com que a desconfiança sobre o atleta, que nunca foi unanimidade, aumente. “São novos mercados, que temos que olhar. Há desconfiança, mas o Tardelli é um jogador que sempre correspondeu”, disse o técnico Dunga. A escalação para a estreia contra os peruanos só deve ser anunciada neste sábado, 13, após o treino da tarde já em Temuco.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.