O Rotary Club de Sobradinho está cadastrado no Programa “Tampinha Legal”, uma campanha de nível estadual com o objetivo de oportunizar melhorias no meio ambiente, promovendo a sustentabilidade e também a solidariedade, ao realizar a troca das tampas por cadeiras de rodas para aqueles que necessitam.
Um dos colaboradores natos dessa campanha é o empresário Bernardo Pedro Rizzi. Por onde passa, ele junta recolhe, lava e doa para o Rotary, bem como já conseguiu adeptos que também recolhem e entregam para ele. “Estamos ajudando a preservar o meio ambiente e também tendo a cultura da reciclagem do lixo seco”, salientou. Lembra que a doação de tampinhas é o resultado da união de várias pessoas que pensam não somente no meio ambiente, mas também em ajudar o Rotary para a troca e aquisição de mais cadeiras de rodas para as pessoas que necessitam da região.
O Rotary conta com o apoio de muitas pessoas anônimas e entidades, que guardam e depois doam. Também são promovidas gincanas e campanhas nas escolas para conscientização da reciclagem e coleta de tampinhas e dos lacres de latinha, outra campanha realizada pelo Rotary Club.
Publicidade
A campanha se estendeu pela região e já conta com doações também da dona Geni Terezinha Machado, moradora de Arroio do Tigre, que ouviu sobre a campanha na Rádio Gazeta FM e procurou o Rotary para fazer sua doação. “A gente nunca sabe o dia de amanhã, talvez eu precise de cadeira de rodas. Então, vou ajudar a preservar a natureza”, disse. O Rotary também recebeu doações do município de Segredo.
Como funciona a coleta
Após a coleta das tampinhas, os voluntários do Rotary Sobradinho lavam, secam e guardam em sacos, todos separados por cor. Depois, são encaminhadas para Porto Alegre ou Lajeado para o Programa Tampinha Legal. “Nesse mês, estamos contando com a ajuda dos apenados do presídio de Sobradinho para lavar as tampinhas, na qual vai “acelerar” o nosso trabalho, para encaminhar a Porto Alegre”, afirmou a presidente Gloria Janini Pellegrin.
Publicidade
Ela lembra que qualquer pessoa pode colaborar com a preservação do meio ambiente e a ajudar o Rotary Club de Sobradinho, doando todos os tipos de tampas plásticas, como refrigerante, água mineral, tampas de xampu, de litro de leite, pasta de dente, tampa de amaciante, de pote de sorvete, entre outros. Também existem bombonas distribuídas em diversos lugares da cidade. “A natureza agradece e o Rotary pode contar com mais cadeiras de rodas para a região”, salienta Gloria.
This website uses cookies.