Em 1984, o carioca Amyr Klink colocou o seu nome na história ao atravessar o Oceano Atlântico em um barco. A façanha ele contou em detalhes no livro Cem dias entre céu e mar, lançado no ano seguinte, e que se tornou, de imediato, um dos maiores best-sellers de todos os tempos no mercado editorial brasileiro. Continua sendo, até os dias atuais, uma das obras mais lidas por adeptos de literatura de viagem.
Mas agora chega às livrarias mais uma peça na mesma linha: e é nada menos do que o livro Nós, em que Tamara Klink, filha de Amyr, descreve a viagem que ela própria, seguindo o exemplo do pai, fez, em travessia igualmente solitária do Oceano Pacífico, a bordo do barco chamado Sardinha. Tamara fez o percurso em 2021, em plena pandemia, e de certo modo evidencia o quanto a narrativa das aventuras do pai, em família, serviu de inspiração para ela. O livro, de 224 páginas, chega pela Companhia das Letras, ao custo de R$ 69,90.
Tamara, de 26 anos, fez o percurso na companhia de um caderno, no qual foi fazendo todas as anotações que considerava importantes em sua jornada solitária. Constitui, de certo modo, um contraponto ou intertexto interessante ao livro do pai. E isso que ela já havia lidado com as reflexões atinentes ao espírito aventureiro em obras anteriores, como Crescer e partir, Um mundo em poucas linhas e Mil milhas. Já de Amyr Klink está nas livrarias o oportuno Não há tempo a perder, que, curiosamente, parece ter sido um lema que a filha aceitou sem pestanejar.
LEIA MAIS COLUNAS DE ROMAR BELING
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.