O talento do santa-cruzense Jaime Eduardo Iserhard, 52 anos, vai estar exposto na 46ª Expointer, considerada a maior feira agropecuária da América Latina. As pinturas do médico-veterinário participam do projeto Estância da Arte, no espaço cultural de artes visuais que fica no Pavilhão Internacional do Parque Assis Brasil.
A feira agropecuária iniciou nesse sábado, 26, e segue até 3 de setembro, na cidade de Esteio, na Região Metropolitana. Jaime Iserhard está ao lado de mais seis artistas de outras regiões do Rio Grande do Sul. “Eu já participei da feira uma vez, mas como artista convidado será a primeira. Fiquei muito feliz por ter meu trabalho reconhecido, além de poder estar ao lado de renomados artistas”, orgulha-se.
LEIA TAMBÉM: Agroindústrias da região se preparam para a Expointer
Publicidade
O tema da exposição da Estância da Arte é voltado ao estilo campeiro e às temáticas gaúchas. Estilo esse que tem enorme carinho do artista santa-cruzense. “O tema é ligado ao que gosto de fazer. E serve como incentivo para continuar neste caminho: fazer obras que possam ficar para a história”, ressalta Iserhard. A paixão pelos animais também inspirou sua graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Neste ano, a mostra na Expointer chega a sua terceira edição e contará com novidades: esta é a primeira vez que a atividade será coletiva, reunindo sete artistas. Além disso, haverá um número recorde de obras: serão mais de 40, entre pinturas, desenhos e esculturas. De Santa Cruz, Iserhard irá levar nove gravuras.
LEIA TAMBÉM: Arte em desenho serve como janela para a cultura gaúcha; veja trabalhos de Jaime Iserhard
Publicidade
Os organizadores encomendaram quatro obras novas para o evento. Para enviar no prazo e assegurar a participação, ele precisou trabalhar inclusive à noite. As criações ficam expostas ao longo de toda a feira. Já ele estará presente no espaço na próxima terça e quarta-feira. “São trabalhos em grafite em folha tamanho A4, e pinturas em óleo sobre tela”, conta.
As produções originais do artista são comercializadas a valores entre R$ 500,00 e R$ 1 mil. O preço varia conforme o tamanho e se a pintura for colorida ou preto e branco. As réplicas podem ser encontradas com preços menores.
Sobre o Estância da Arte
O Estância da Arte tem como objetivo divulgar e valorizar o nativismo por meio de expressões artísticas. Mais do que um espaço cultural, o projeto visa promover a democratização do acesso à arte e uma experiência imersiva, para aproximar o público do imaginário campeiro e realizar trocas com os artistas.
Publicidade
Com curadoria de Marciano Schmitz, a mostra, intitulada Alma campeira, reunirá trabalhos que retratam o dia a dia do gaúcho no Pampa. Além de Jaime Iserhard, o grupo de artistas que participarão da mostra deste ano inclui os gaúchos Eliana Bonini, João Pedro Krech, Rossini Rodrigues e Vasco Machado. O argentino radicado em Porto Alegre José Acuña e o paulista Alexandre Reider completam a lista.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO E FOTOS: artesão santa-cruzense se dedica à fabricação de cuias há mais de 30 anos
Habilidade
Os primeiros traços desenhados por Jaime Iserhard foram feitos aos 12 anos de idade. Com um carinho especial pelos cavalos e temática gaúcha, o artista autodidata considera a atividade como um hobby. “Com essa atividade há a questão financeira, mas meu foco é atuar como médico-veterinário. As pinturas eu faço no meu tempo livre ou quando há alguma demanda”, conta.
Publicidade
O interesse pela arte aflorou em Iserhard na infância, quando passava férias na casa de seu avô no município de Jaguarão, próximo à fronteira com o Uruguai. “Era uma casa de campo, e tive muito contato com cavalos e a figura gaúcha. Isso abriu portas para algo que eu sempre gostei. Também tive incentivo de um tio meu, irmão da minha mãe.”
LEIA TAMBÉM: Artista santa-cruzense vai participar da Expoargs
Iserhard reside em Linha Santa Cruz, em uma área que permite constante contato com a natureza. É em um espaço nos fundos de sua casa que ele retrata de forma detalhada e realista o universo campeiro, expressando sua conexão pessoal e amor pela cultura e tradições rio-grandenses.
Publicidade
Jovens aprendizes poderão conhecer novidades da feira
Nos dias 28 e 29 de agosto, as seis turmas gaúchas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal vão visitar a Expointer, que neste ano tem como tema A inovação faz o agro mais forte. Serão 140 jovens de Agudo, Canguçu, Novo Cabrais, Progresso, Rio Pardo e São Lourenço do Sul.
No mesmo período, o Instituto estará no estande Experiências Exitosas na Educação do Campo, espaço organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), no Pavilhão da Agricultura Familiar, quando os egressos do Programa de Aprendizagem irão compartilhar suas experiências com os visitantes.
LEIA TAMBÉM
- Pavilhão da Agricultura Familiar terá o maior número de expositores da história da Expointer
- Ingressos para Expointer 2023 já estão à venda pela internet
“A Expointer é um grande celeiro de oportunidades para os nossos jovens aprendizes. Eles terão contato com mais de 150 raças de animais, entre bovinos de corte, leite, mistos, bubalinos, equinos, ovinos, caprinos chinchilas, aves, coelhos e pássaros. Também vão poder conhecer os maiores fabricantes nacionais de máquinas e implementos e conversar com empreendedores rurais na feira de agricultura familiar e de artesanato”, afirma a orientadora pedagógica, Taciane Velazquez. Segundo ela, será uma oportunidade para os aprendizes e também para os egressos, que poderão ter um novo contato com a feira e representar o Instituto.
Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal é reconhecido pela inovação e pioneirismo em oferecer oportunidades para os jovens rurais. Com a validação do Ministério do Trabalho, já beneficiou 741 pessoas do Rio Grande do Sul desde 2016. Atualmente, envolve 160 adolescentes gaúchos e catarinenses que são contratados como jovens aprendizes pelas associadas do Instituto Crescer Legal.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!