Em mais de uma ocasião um acontecimento insólito, macabro, registrado em Porto Alegre na segunda metade do século 19, já foi tema de reportagens e de livros. Em maior ou menor grau, os gaúchos já tiveram alguma referência acerca dos fatos verificados na Rua do Arvoredo. Agora, o escritor Tailor Diniz transforma-os em romance. Os canibais da Rua do Arvoredo acaba de ser lançado pelo selo Lucens, do grupo editorial Citadel, em 208 páginas, com exemplares sendo vendidos a R$ 66,90.
Um dos mais prolíficos ficcionistas em atividade no Rio Grande do Sul, Diniz é autor de vários romances referenciais na linha do gênero investigativo, policial ou de suspense. Assim, essa história ajusta-se aos temas com os quais ele costuma trabalhar em seus enredos.
LEIA TAMBÉM: Uma biografia que é a história de muitos a partir de um escritor
Publicidade
E de que trata a história? O casal José Ramos e Catarina Palse escolhia uma presa: homens, afortunados e, geralmente, imigrantes alemães. Enquanto a missão dela era seduzir e atraí-los para a casa onde moravam, a dele era transformar o corpo humano em cadáver. Com a ajuda de Claudio Claussner, a carne virava linguiças, comercializadas em um açougue.
Esses crimes aconteceram em Porto Alegre, em 1863 e 1864, e repercutiram no mundo todo. Consta que até mesmo o naturalista Charles Darwin fez apontamentos sobre essas ocorrências. Livremente inspirado nesses fatos é que Tailor Diniz agora contextualiza essa prática do casal, em uma sátira contemporânea. Leitura que promete!
LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙