Categories: Geral

Tabaco: Produtor reduz área plantada na safra 2017/2018

O produtor rural Sérgio Olair Jahn, “o Mancha”, de Linha Taquaral, interior de Arroio do Tigre, há nove quilômetros da sede, é mais um dos agricultores visitados pelo quadro Café na Roça da Gazeta FM e que vai reduzir a área plantada com o tabaco. No no passado ele totalizou 90 mil pés de fumo e na atual safra vai plantar 70 mil pés. O plantio teve início no município no início do mês. Para o produtor faltam apenas dois mil pés. “Estamos encerrando e em algumas áreas já estamos colocando salitre”. A semeadura ocorreu no final do mês de maio. “Comecei o plantio no dia 5 de agosto e no final de outubro já quero iniciar a colheita”.
O motivo para a redução, segundo ele, é devido o custo e a pouca mão de obra. “Somos apenas três, eu, a esposa Sandra e um sobrinho, Seomar Muller. Também quero plantar menos e com mais qualidade. Este ano começou bem. Estamos otimistas. Preparamos bem as mudas e a terra. Se o clima  seguir colaborando a expectativa é de uma boa safra”.

Mancha disse que a ideia é diminuir o fumo com o passar dos anos e investir em outras alternativas. “Como temos terras bastante declinadas, com pouca terra e muitas pedras, fica difícil apostar em outra cultura. Pretendemos investir em aves e suínos. O fumo é cansativo. Precisamos mudar.” A família planta ainda feijão safrinha – um saco e meio – tem hortaliças, suínos e galinhas.
Ele também destacou que o preço tem castigado bastante. “Na última safra deixei de ganhar cerca de R$ 25 mil”. Ao todo, a produção rendeu 850 arrobas.

Quanto a secagem o produtor conta que possui dois fornos, um com capacidade para 400 varas e outro para 800 varas de fumo. “Cada fornada leva entre 8 e 10 dias para secar”.

Publicidade

No município, segundo dados da Emater/RS-Ascar, a área total a ser plantada nesta safra é de 6.650 hectares.

 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.