Cargas de tabaco começaram a ser movimentadas junto ao terminal de contêineres de Santa Clara, que fica em Triunfo, junto ao polo petroquímico. Trata-se de uma novidade no principal setor do Vale do Rio Pardo, que, tradicionalmente, despacha as cargas que seguirão as rotas internacionais diretamente no porto de Rio Grande. Do terminal de Santa Clara, que foi reativado em 2016, saem barcaças com cargas que descem até Rio Grande via Lagoa dos Patos. A viagem dura 24 horas.
Até então, o local era utilizado principalmente para cargas de indústrias de municípios como Triunfo, Taquari, Carlos Barbosa e Garibaldi, envolvendo principalmente produtos como resinas, madeira, químicos, frango congelado e borracha. A operação do tabaco iniciou em maio e envolve cargas saídas de Santa Cruz e exportado para Argélia, no norte da África, e Emirados Árabes Unidos, no Oriente Médio. Nos meses de maio e julho, foram transportados 106 teu (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), o correspondente a 715 toneladas.
LEIA TAMBÉM: Por dentro safra: com chuva, plantio de tabaco não avança
Publicidade
Triunfo fica a 110 quilômetros de Santa Cruz, enquanto Rio Grande está a 340 quilômetros. Segundo a Wilson Sons, que opera os dois terminais, a operação em Santa Clara também representa uma vantagem do ponto de vista ambiental, já que pode reduzir em mais de 80% a emissão de gases do efeito estufa se comparado com o transporte rodoviário. “Esta nova operação só demonstra o quanto o modal fluvial tem a oferecer para as empresas, seja em custos e na segurança dos processos quanto, igualmente, no aspecto sustentável”, comenta o diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade