Regional

Sustentabilidade será um dos destaques da Emater na Expoagro Afubra 2025

A Emater/RS-Ascar participa anualmente da maior feira brasileira voltada para a agricultura familiar, a Expoagro Afubra. O evento em 2025 ocorrerá de 25 a 28 de março e a temática de trabalho já está definida: os 70 anos da Ascar e a sustentabilidade. Uma reunião na Casa da Emater, localizada no parque de exposições da feira, em Rio Pardo, avaliou a edição ocorrida neste ano e tratou do planejamento da próxima.

O encontro teve a participação do coordenador do espaço, Matias Streck; do coordenador de Vendas e Estandes da Expoagro, Alexandre Gottems; da gerente regional da Emater de Soledade, Lucia Helena da Silva Souza; da gerente-adjunta Adrieli Gerevini e de extensionistas do Vale do Rio Pardo e do Alto da Serra do Botucaraí.

LEIA TAMBÉM: Feira da Produção terá agricultura familiar em destaque

Publicidade

Inicialmente ocorreu uma análise da 22ª Expoagro, realizada de 19 a 22 de março deste ano. Cada um dos extensionistas coordenadores e representantes das 20 parcelas (áreas temáticas que a Emater apresenta na Expoagro Afubra) contribuíram com a avaliação e apontaram sugestões para a próxima.
Após uma rodada de sugestões individuais, ficou definido que dois eixos serão trabalhados na 23ª Expoagro Afubra: os 70 anos da presença da Ascar no Rio Grande do Sul, no dia 2 de junho de 2025; e a sustentabilidade em torno da agricultura familiar gaúcha.

A frase temática ainda não está definida, mas deve ser apresentada nos próximos dias, segundo comentou Streck. Ele ressaltou que a Expoagro é caracterizada como uma vitrine para a exposição do trabalho realizado com produtores rurais e agricultores familiares. “Vale lembrar que o espaço da Emater/RS-Ascar é um dos mais visitados durante o evento por conta da variedade dos produtos e atividades apresentadas”, ressalta.

LEIA TAMBÉM: Feira da Produção inicia nesta quarta-feira em Vera Cruz; veja programação

Publicidade

Pelo menos cem profissionais da Emater se envolvem com a organização. “O parque onde a feira acontece não é usado pela Emater/RS-Ascar só nos quatro dias em que acontece a feira, mas durante o ano todo para desenvolver atividades e oficinas ligadas à instituição. Ele funciona como um centro de referência de conhecimento para os produtores rurais”, salientou Streck.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.