Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Estado

Suspenso processo de construção de presídio em Eldorado do Sul

A cidade de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi o município escolhido para receber a construção de um presídio federal. Entretanto, o processo de construção foi suspenso temporariamente. A decisão foi tomada em reunião entre o secretário adjunto de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS), coronel Everton Oltramari, e representantes do Ministério da Justiça e Segurança, em Brasília, nessa quinta-feira, 2. 

Parte dos moradores resiste em aceitar que um presídio seja erguido no município. No encontro, o coronel Everton Oltramari disse que não querem forçar a comunidade a receber a construção. A intenção é que prefeito e comunidade tenham o mesmo propósito para a obra. 

O secretário adjunto citou vários municípios que procuraram o governo estadual com esse interesse, como Santa Maria, Restinga Seca, São Sepé, Charqueadas, Alegrete e Vacaria. Na primeira visita, o Depen também havia analisado outras áreas na região Metropolitana.

Publicidade

Na oportunidade, Oltramari aproveitou para falar sobre a construção de presídios estaduais em fase de projeto. O governo do Rio Grande do Sul quer abrir licitações para o presídio de Alegrete e duas penitenciárias femininas em Rio Grande e Passo Fundo. O Piratini teve verba assegurada pelo Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) de R$ 44,7 milhões.

Outra unidade vai ser construída a partir da permuta com a rede Zaffari, em troca da área da sede da extinta Fundação para Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), em Porto Alegre. A empresa tem o prazo de dois anos para entregar a casa prisional. Neste mês o local da construção deve ser divulgado. Outra permuta com Bento Gonçalves, na Serra, deve ser anunciada pelo governo. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.