Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

combate ao crime

Susepe realiza transferência interna de dez presos líderes de facções

Detentos foram removidos de quatro casas prisionais para a Pasc e para a Pecan | Foto: Sue Gotardo

Como mais uma ação de enfrentamento ao crime organizado no Rio Grande do Sul, a Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), por meio da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), realizou, nessa sexta-feira, 16, operação de transferência de dez líderes de facções, agora dentro do Estado.

Os detentos foram removidos de quatro casas prisionais em Porto Alegre e Charqueadas e encaminhados para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) e para a Penitenciária de Canoas (Pecan). São seis integrantes de um grupo que tem base no Vale do Sinos e quatro de outro que tem base na Vila Cruzeiro, na zona sul da capital.

LEIA TAMBÉM: Lutador acusado de espancar enteado tem prisão preventiva decretada no Rio de Janeiro

Publicidade

“Aquilo que articulamos em nível nacional também encontra o seu correspondente em nível estadual, dando continuidade à Operação Império da Lei IV. Estamos promovendo, dentro do sistema gaúcho, a remoção e a transferência de pessoas de reconhecida alta periculosidade, numa atividade concluída com êxito, sem nenhum percalço, em busca do enfrentamento e da redução da criminalidade no Estado, especificamente em Porto Alegre e na Região Metropolitana”, afirmou o secretário da SJSPS, Mauro Hauschild.

Conforme o superintendente da Susepe, José Giovani Rodrigues de Souza, o conjunto de ações articuladas mostra que é possível arrefecer o poder dessas facções, com soluções dentro do próprio sistema prisional. “A superintendência monitora cotidianamente, juntamente com outras forças de segurança, as movimentações dentro e fora do sistema”, acrescentou.

LEIA TAMBÉM: Polícia Civil apreende 48 quilos de fios de cobre desencapados em depósito de reciclagem

Publicidade

A operação teve a participação de agentes do Grupo de Ações Especiais da Susepe (Gaes), do Grupo de Intervenção Rápida da 9ª Região Penitenciária (GIR-9), da Agência Regional de Inteligência Penitenciária (Aripen), além de servidores dos estabelecimentos penitenciários envolvidos, totalizando cerca de 90 policiais penais.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.