Categories: Regional

SUS disponibiliza laqueadura e vasectomia em Santa Cruz

Quantos filhos e quando decidir aumentar a família? Assegurado pela Constituição Federal e também pela Lei n° 9.263, de 1996, o planejamento familiar é um conjunto de ações que auxiliam as pessoas a decidirem se querem ter filhos, quando, quantos e como organizar o crescimento da família.

Em Santa Cruz do Sul, através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia Saúde da Família (ESF) e Serviço de Referência, são disponibilizadas ações educativas individuais, para casal e em grupo, acesso a informações e técnicas disponíveis para a regulação da fecundidade.

De acordo com a coordenadora do Programa de Planejamento Familiar, também chamado de Planejamento Reprodutivo, enfermeira Naiara Koch, o município disponibiliza assistência à contracepção, com oferta de informações, de aconselhamento, de acompanhamento clínico e de um leque de métodos e técnicas anticoncepcionais, cientificamente aceitos, que não coloquem em risco a vida e a saúde das pessoas. Entre os métodos oferecidos gratuitamente pela Secretaria de Saúde, há os temporários e definitivos. “Disponibilizamos todo o material e auxílio necessários para dar condições para que as pessoas decidam e planejem, evitando, muitas vezes, uma gravidez indesejada”, explica.

Publicidade

Métodos temporários

O método temporário é aquele que, quando interrompido o seu uso, há recuperação total da fertilidade. A Secretaria Municipal de Saúde oferece os anticoncepcionais hormonais orais, injetáveis trimestrais e mensais, dispositivo intrauterino (DIU), implante hormonal subcutâneo e preservativos. “Nas Unidades Básicas de Saúde, Estratégias de Saúde da Família e no Serviço de Ginecologia do Cemai oferecemos materiais e medicamentos contraceptivos necessários”, esclarece Naiara.

Métodos definitivos

Publicidade

São os métodos contraceptivos cirúrgicos, de esterilização definitiva, que podem ser realizados na mulher por meio da ligadura das trompas e, no homem, através da ligadura dos canais deferentes. Segundo Naiara, são cerca de 130 atendimentos por mês.

A laqueadura tubária e a vasectomia são permitidas somente para pessoas acima de 25 anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos desde que observado o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico. Toda decisão deve ter o consentimento do cônjuge.

O Programa de Planejamento Familiar localiza-se no Posto Central, na Rua Ernesto Alves, 858, segundo piso. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 2109-9322.

Publicidade

Vasectomia

No caso do homem, a vasectomia é uma cirurgia ambulatorial e não requer internação. Após a anestesia local, os canais são cortados, amarrados e cauterizados. Isso impede que os espermatozóides saiam junto com o esperma. A ejaculação continua normalmente, porém não tem mais espermatozóide. O paciente é liberado no mesmo dia do procedimento. “É um método simples, seguro e rápido. E não afeta em nada o desempenho sexual”, afirma. Relações sexuais são liberadas após sete dias. No entanto, durante três meses é necessário que o casal utilize métodos contraceptivos. Passado esse período, novos exames devem ser feitos para verificar a quantidade de espermatozóide produzida.

Laqueadura Tubária (ligadura de trompas)

Publicidade

Já para as mulheres, a laqueadura tubária é realizada por meio da mini-laparatomia, isto é, por meio da pequena incisão cirúrgica abdominal transversa, de três a cinco centímetros, que é feita acima da linha dos pelos pubianos, como se fosse uma mini-cesária. As tubas uterinas são interrompidas, impedindo que o óvulo se junte ao espermatozóide. Este método é considerado definitivo e irreversível. É necessário ficar 24 horas em observação devido à anestesia. 

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.