A Secretaria Estadual da Saúde (SES) e a Prefeitura de Santa Maria atualizaram nesta sexta-feira, 11, os casos de toxoplasmose no município. Até o momento, já são 271 casos confirmados laboratorialmente. Além disso, foram recebidos os primeiros resultadas das amostras de água coletados pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que tiveram todos resultados negativos.
Ao todo, desde o início do surto já foram notificados 847 casos, dos quais 605 foram classificados como suspeitos por se enquadrarem no critério clínico, enquanto os 242 demais aguardam classificação. Entre os 271 confirmados, 24 são gestantes. Outros 104 já foram descartados. Entre os 230 que seguem em investigação estão 89 gestantes, duas mortes (28 e 36 semanas de gestação) e dois abortos (15 e 21 semanas de gestação).
LEIA MAIS: Casos confirmados de toxoplasmose crescem quase 108% em 11 dias
Publicidade
Exames da água
A SES recebeu nesta semana os resultados do primeiro lote de amostras de água enviadas para análise no laboratório da Universidade Estadual de Londrina. São ao todo 18 amostras que tiveram todas resultado negativo para a presença do DNA do protozoário Toxoplasma gonddi. Entre elas, estão todas as amostras coletadas na Estação de Tratamento (ETA) da Corsan e em residências.
Novas amostras ainda serão analisadas pela entidade paranaense, entre elas, amostras de poços artesianos, que devem estar concluídas em um prazo de 10 a 15 dias. Por esse motivo, a investigação não foi encerrada e ainda não é possível descartar a água como provável fonte. Assim, a recomendação ainda é para que a água para consumo seja fervida por ao menos 10 minutos.
Publicidade
Ambulatório e laboratórios
O ambulatório de oftalmologia específico para pacientes positivados com toxoplasmose em Santa Maria entrará em funcionamento na próxima quarta-feira, 16, no Hospital Casa de Saúde, localizado na Rua Ary Lagranha Domingues, 188 – Perpétuo Socorro. Os pacientes serão encaminhados pela central de regulação do município para exames especializados, como o exame de fundo de olho. Também, oito laboratórios credenciados pela rede de saúde do município ampliarão o número de exames de diagnóstico da doença, chegando a mais 1,5 mil testes por mês.
Publicidade