Ocorreu no início da tarde dessa quinta-feira, 8, uma operação da Polícia Civil na região, com cumprimento de mandados de busca e apreensão em 11 locais, no Bairro União, em Sobradinho. A ação foi planejada nas últimas semanas em conjunto pelas delegacias de Sobradinho, Vera Cruz, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Candelária e Arroio do Tigre, com coordenação do delegado regional Luciano Menezes. Na última semana, os detalhes e estratégias da ação foram delineadas virtualmente.
Um diferencial da operação dessa quinta foi o horário das ações. Em geral, a polícia age no início da manhã, mas, desta vez, os delegados decidiram surpreender os suspeitos no horário do meio-dia. Em um dos casos, ocorreu uma situação inusitada: ao perceber a chegada dos agentes, um adolescente, de 16 anos, jogou drogas e dinheiro na churrasqueira da casa em que estava e pôs fogo.
A delegada Graciela Foresti Chagas, titular da delegacia de Sobradinho, relata que parte do dinheiro foi salva do fogo. “Ele era responsável por armazenar drogas e dinheiro para a facção. A droga foi queimada, mas conseguimos recuperar diversas notas de 50 reais”, comentou. O jovem prestou esclarecimentos na DP e foi liberado.
Publicidade
LEIA MAIS: Operação na região apreende mais de R$ 20 mil de organização criminosa
“A grande quantidade de valor em dinheiro encontrada nas residências, estavam previamente embaladas de uma maneira que se percebe que é vinculada ao comércio do tráfico. Vamos agora averiguar tudo apreendido e ver se conseguimos apurar outras responsabilidades”, afirma Graciela.
A operação denominada Katharisma (limpeza, em grego), prendeu um homem de 24 anos e uma mulher de 28, que foram encaminhados ao Presídio Estadual de Sobradinho. Um outro menor, de 14 anos, foi apreendido e será encaminhado à Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (Fase/RS).
Publicidade
Outros dois homens, também identificados como integrantes da organização criminosa, já cumprem pena. Um deles, de 27 anos, detido na Penitenciária Estadual de Montenegro, seria um dos líderes da facção, e outro de 35 anos, está preso na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva).
Ainda foram apreendidos R$ 20 mil, além de dois carros – um Chevrolet Celta e um Hyundai Veloster –, computador, tablets, celulares, documentos com dados financeiros da facção e porções de crack.
“Os que foram presos preventivamente são suspeitos de tráficos de drogas, associação para o tráfico de drogas, corrupção de menores, membros de organização criminosa e outros crimes. Não descartamos outras pessoas que identificamos nessa abordagem no dia de hoje (quinta), pois essa facção usa moradores do Bairro União, que são coniventes para armazenamento de itens do interesse deles”, relatou a delegada.
Publicidade
This website uses cookies.