Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Após delação

Supremo investigará ministros de Dilma e senador tucano na Lava Jato

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki abriu inquéritos relacionados à Operação Lava Jato para investigar o ex-tesoureiro da campanha eleitoral da presidente Dilma Rousseff em 2014, Edinho Silva, atual ministro da Comunicação Social, e o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante.

Eles foram apontados na delação premiada do dono da UTC, Ricardo Pessoa, como beneficiários de recursos do esquema de corrupção da Petrobras e, por isso, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu abertura de inquérito para investigar os fatos.

No caso de Edinho, os recursos ilícitos teriam sido captados para a campanha eleitoral de Dilma, segundo a delação do empreiteiro. Já em relação a Mercadante, os recursos teriam sido obtidos para sua campanha ao governo de São Paulo em 2010. A UTC doou R$ 7,5 milhões para a campanha presidencial petista no ano passado. Pessoa disse aos investigadores que foi coagido para fazer essa doação, sob ameaça de não manter seus contratos com a Petrobras.

Publicidade

Com o inquérito, a PGR vai aprofundar a investigação desses fatos relacionados à captação de recursos da campanha de Dilma em 2014 relatados pelo empreiteiro. Diferentemente do primeiro pacote de abertura de inquéritos contra políticos na Lava Jato, que teve como alvos deputados e senadores, desta vez Teori não publicizou suas decisões, que atingem a cúpula do Palácio do Planalto.

Teori determinou ainda a abertura de inquérito contra o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), também apontado por Pessoa como beneficiário de recursos ilícitos.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.