Uma publicação no Facebook com um suposto vídeo do ex-presidente Lula sendo preso está circulando na rede social desde o julgamento no TRF4 na última quarta-feira, 24. No entanto, trata-se de uma gravação falsa. Ao clicar no link, o usuário é orientado a baixar um arquivo. No entanto, ao invés do vídeo, trata-se de um malware bancário, programa que permite a hackers terem informações sensíveis, como dados e senhas de contas bancárias.
“Veja o vídeo na hora que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva foi encaminhado para o 24ª Distrito Policial” é o título do link que o usuário é incentivado a clicar para baixar o vírus. A publicação no Facebook foi feita por uma página que se passa pelo portal de notícias iG, que utiliza, inclusive, a mesma foto de perfil da página oficial. A publicação também foi patrocinada com o intuito de atingir mais vítimas.
Reprodução/Facebook
Publicidade
Além do vídeo, também circulava na internet essa semana outra fake news (notícia falsa) sobre Lula. Tratava-se de um mandado de prisão contra o ex-presidente que teria sido expedido pelo juiz Sérgio Moro. No entanto, a Justiça Federal confirmou que o documento publicado nas redes sociais era falso.
LEIA MAIS: Mandado de prisão contra Lula que circula em redes sociais é falso
Publicidade
This website uses cookies.