A edição especial do Colono e Motorista de 2015 do jornal Gazeta da Serra circula nesta sexta-feira, dia 24. No suplemento, histórias de superação e coragem de homens e mulheres do campo e da estrada. A edição é produzida pela equipe de redação do jornal Gazeta da Serra, a saber: Emanuelle Dal-Ri, Vinícios Rech e Magali Drachler, com diagramação de Luiz Fernando dos Santos e edição de Laerson Rigon e Emanuelle Dal-Ri. A Emater/RS-Ascar é parceira na elaboração de reportagens.
O dia 25 de julho, sábado, é separado para homenagear dois personagens que se assemelham em características particulares. O colono e o motorista são conhecidos por valorizarem suas origens e permanecer na atividade por paixão pelo que fazem. Ambos são fundamentais para o desenvolvimento da economia de um município, do estado e do país. Um produz e o outro transporta os alimentos que agregam valor à cada região. Outro aspecto em comum é de ter a consciência que seus papéis são importantes e que estão se encaminhando para a extinção.
São considerados colonos os exploradores de terras vindos de países estrangeiros para realizar atividades produtivas formando uma colônia. A colonização está diretamente ligada com o desenvolvimento da Região Sul, pois introduziu culturas fundamentais para o crescimento econômico, como produção de pêssego, uva, fumo, batata e a criação de gado, para charque e couro, entre muitos outros fatores.
Publicidade
Já o setor de transporte de cargas rodoviárias do país é responsável por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) e movimenta 2/3 da carga total. A bordo dessas máquinas transportadoras estão os motoristas, que enfrentam muitos desafios e percorrem longas distâncias para cumprir os deveres da profissão.
A vontade de viver viajando e conhecer lugares é um dos principais aspectos que movem as pessoas a quererem ser motoristas. Geralmente o contato inicial é através de parentes próximos e amigos que demonstram prazer em dirigir veículos de grande porte.
Publicidade