Apesar de o domingo, 15, ser dia de eleições municipais e feriado alusivo à Proclamação da República, os supermercados, hipermercados, minimercados, armazéns e similares estão autorizados a abrir com uso de mão de obra laboral, de acordo com o Sindigêneros dos Vales do Rio Pardo e Taquari.
O requisito é o cumprimento, por parte das empresas, das cláusulas previstas na convenção coletiva de trabalho, firmada entre os proprietários dos estabelecimentos e o Sindicato dos Comerciários. Com isso, o horário permitido é até meio-dia e das 16 às 21 horas no período da tarde e noite.
LEIA MAIS: PODCAST: tudo que você precisa saber para votar no domingo
Publicidade
A República foi proclamada no Brasil pelo marechal Deodoro da Fonseca, em 1889. Os principais motivos foram a insatisfação das Forças Armadas com a monarquia, principalmente pela falta de reconhecimento após a vitória brasileira na Guerra do Paraguai, e ainda o desejo de maior representação política da elite urbana, formada por empresários, profissionais liberais, comerciantes, entre outros.
Os republicanos eram guiados pela filosofia do positivismo, que defendia o método científico, a popularização da educação e relações éticas e igualitárias para atingir a “ordem e progresso”, que se tornou lema da bandeira nacional.
LEIA MAIS: Veja as propostas dos candidatos em Santa Cruz para cinco pontos polêmicos
Publicidade
This website uses cookies.