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Economia

Supermercados gaúchos não têm crescimento nas vendas de Páscoa

A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) divulgou na manhã deste domingo, 21, um balanço sobre as vendas de Páscoa nos supermercados gaúchos. As expectativas positivas para a data não se confirmaram e os negócios não registraram crescimento em relação ao ano anterior. Segundo o presidente da entidade, Antônio Cesa Longo, houve uma estagnação na comercialização de ovos de chocolate, bombons e outros alimentos tradicionalmente utilizados durante as comemorações em família. 

O dirigente ressalta que varejo apostou alto no volume de compras, confiando na ocorrência da data festiva em abril (período de maior frio, propenso ao consumo de chocolates) para antecipar a exposição de itens típicos e despertar mais cedo o espírito de Páscoa nos consumidores do Estado. “O que percebemos, entretanto, foi uma concentração muito grande das compras na última semana, já que cerca de 80% dos gaúchos adquiriram os produtos de Páscoa nos últimos dias”, observa. 

A recessão nas vendas para a Páscoa é atestada pelo Sindicato dos Comerciários e o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros) dos Vales do Rio Pardo e Taquari. Para o presidente da entidade, Celso Müller, o período em que coincidiu a data não foi propenso para as compras. “No fim do mês muitas famílias não têm mais condições de dispensar gastos extras com chocolate”, analisa. Diversos mercadistas apostaram em promoções de ovos de chocolate para alavancar os negócios e evitar as sobras. Assim como no restante do Estado, Müller ressalta que comercialização de bombons foi positiva para o setor na região.

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Segundo a Agas, os supermercados adquiriram 5% mais ovos de chocolates do que em 2018, e a sobra deste produto foi de exatamente 5%. “Alguns supermercados ainda vão comercializar estes itens nos próximos dias, dependendo de negociações com os fornecedores”, explica. Apenas alguns produtos atingiram incremento em vendas, como as caixas de bombom (+4%), a carne para churrasco (+4%) e as bebidas (+3,5%), além dos pescados comercializados para a Sexta-feira Santa (+5%). 

“Entre os ovos de chocolate, as opções menores e mais baratas, com até 150 gramas, foram as líderes em vendas”, explica. Para o supermercadista, ficou evidenciada a intenção dos consumidores de presentearem mais pessoas do seu convívio, mas com presentes mais baratos. “A simbologia do presente foi mais importante que seu tamanho ou preço.”

Dia das Mães

O Dia das Mães, no segundo domingo do mês de maio, deverá alavancar novas oportunidades para o segmento varejista gaúcho. Além das carnes para churrasco, sobremesas e outros alimentos para o almoço em família, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) acredita que os pequenos presentes deverão liderar a comercialização, como caixas de bombons, flores e vinhos. “Estimamos um crescimento de cerca de 2% para o Dia das Mães”, projeta o presidente da entidade, Antônio Cesa Longo.

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