Categories: Geral

Superlua vai aparecer na madrugada desta quinta-feira

Entre 4 e 6 horas da madrugada desta quinta-feira, a lua atingirá o ponto mais próximo da Terra, o perigeu. Essa posição vai ocasionar o surgimento de uma superlua. O fenômeno começou em dezembro do ano passado e agora coincide com a fase da lua cheia, que deixará a imagem ainda mais impressionante.

Conforme a professora de Física do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCTEC) da Univates, Sônia Gonzatti, ao se aproximar do perigeu, a lua ficará 14% maior e 30% mais brilhante no período. “Durante a noite desta quarta-feira já dará para perceber que a lua vai estar maior, mas é na madrugada de quinta que ela estará no ponto mais perto da Terra”, recomenda.

Conforme a meteorologista Estael Sias, da MetSul, o clima deve colaborar para a observação da superlua. A previsão do tempo mostra que entre a noite de hoje e a madrugada de quinta o céu estará limpo, quase sem nuvens e sem possibilidade de chuva na região.

Publicidade

Como fotografar a superlua

De acordo com o fotógrafo da Gazeta do Sul, Rodrigo Assmann, o mais importante ao registrar a imagem da lua é manter a câmera ou o celular bem firme. “O ideal é que seja utilizado um tripé, ou se consiga fixar o aparelho para mantê-lo totalmente parado na hora de registrar a lua.”

Para quem possui câmera digital semi ou profissional, a dica é utilizar os recursos do equipamento. Usar uma lente com capacidade de aproximar a imagem ajuda a deixar a foto mais bonita. “É preciso baixar a velocidade do obturador e regular a abertura da lente. E o mais importante: não use flash para fotografar a lua.”

Publicidade

Para quem pretende usar o telefone celular, Assmann explica que os aparelhos têm sistemas e recursos especiais para fotografar no escuro. “O mais importante é deixar o seu telefone firme”, recomenda.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.