Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TORNEIRAS SECAS

Superintendente da Corsan explica o que causou a falta de água em Santa Cruz; confira

Rompimento nessa quarta foi registrado nas proximidades da sanga do Arroio Preto

Após uma terça-feira com registros de falta de energia elétrica e água em Santa Cruz do Sul, um novo rompimento em uma adutora da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) resultou, mais uma vez, em problemas de abastecimento. O fato aconteceu por volta das 6 horas dessa quarta, 16. Conforme o gerente local da Corsan, Bruno Barreto, o trabalho de manutenção foi concluído às 14h30. Apesar da situação, a capacidade de abastecimento na cidade se manteve em mais de 70% durante o dia.

Em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, o superintendente regional da Corsan, José Epstein, explicou que a situação registrada na terça-feira foi resultado de uma interrupção de energia elétrica em nível nacional. “Houve queda no sistema de energia no Brasil que afetou 450 mil clientes da concessionária de energia no Rio Grande do Sul. E uma das unidades prejudicadas foi a nossa estação de tratamento e bombeamento de água bruta. Isso causou um transiente hidráulico que acabou rompendo duas adutoras.”

LEIA MAIS: VÍDEOS: rompimento de adutora causa alagamento em Santa Cruz do Sul

Publicidade

De acordo com Epstein, o trabalho se estendeu até por volta das 19 horas de terça. A partir disso, as equipes da Corsan conseguiram iniciar a retomada da adução de água bruta. “Como havia ocorrido uma interrupção de quase sete horas nessa janela, o sistema na estação de tratamento de água ficou com uma vazão reduzida, em torno de 30% de sua capacidade, e grande parte da cidade foi afetada com desabastecimentos.”

Após isso, durante a madrugada, houve estabilização do sistema em quase todo o município, exceto nas regiões mais altas, como Linha João Alves. “Nesta quarta-feira pela manhã, quando estávamos em fase de recuperação plena, aconteceu o rompimento de outra adutora”, explicou. Segundo o superintendente, o ponto de rompimento foi próximo à travessia da sanga do Arroio Preto, ao lado na ERS-409, o que tornou complicado o acesso da equipe ao local de manutenção, por ser uma área alagadiça. O rompimento pode ter acontecido pelo fato de a adutora ter ficado fragilizada na queda de energia de terça.

Já na manhã desta quinta-feira, 17, moradora de Linha João Alves ainda relatavam problemas com desabastecimento.

Publicidade

Colaborou Ronaldo Falkenback

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.